Formação de professores

reflexões a partir de uma experiência no estágio supervisionado em geografia no ensino remoto

Autores

Resumo

O artigo objetiva apresentar as compreensões acerca do estágio supervisionado em Geografia desenvolvido no período remoto com duas turmas do 2º ano do ensino médio da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada no município de Campina Grande, estado da Paraíba. Para tanto, investiu-se numa pesquisa qualitativa, cujo a obtenção de dados descritivos se deu a partir do contato direto com os pesquisados. A investigação se deu entre os dias 29 de setembro a 26 de novembro de 2020, com 4 alunos do 2º ano “D” e 2 alunos do 2º ano “E” do turno vespertino (total de 6 alunos). Adotaram-se para a coleta dos dados a observação e um questionário estruturado, com 16 questões, sendo 7 questões de múltipla escolha e 9 questões discursiva (total de 16 questões). Os resultados mostram a necessidade de mesmo nas aulas remotas, os professores utilizarem novas estratégias para se trabalhar os conteúdos com os alunos, deixando-os motivados para participarem das aulas, melhorando o processo de ensino e aprendizagem que ficou de certa forma prejudicado, como relatado por todos os alunos participantes da pesquisa.

Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

2021-07-13