Considerações sobre o uso da linguagem cinematográfica no ensino de geografia

Autores

  • Rita de Cássia Kazikawa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Giseli Dalla Nora Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Resumo

Este artigo discute a importância da linguagem cinematográfica como recurso didático pedagógico no ensino-aprendizado de Geografia pelo viés de alunos e professores. Tem como objetivo refletir sobre a linguagem cinematográfica e o ensino de geografia, apresentando sugestões para a escolha e aplicação de filmes. No caminho metodológico baseou-se na pesquisa bibliográfica. Na contextualização fica em evidência a importância do uso de filmes como recurso didático pedagógico em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar reflexivo, crítico e transformador do aluno. E como resultado elaborou-se orientações básicas para a escolha e aplicação de filmes a fim de alcançar a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em geografia.

Biografia do Autor

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em meio ambeinte, planejamento regional e turismo, biogeografia e ensino de geografia

Downloads

Publicado

2021-07-13