O trabalho de campo como ferramenta no ensino dos problemas ambientais do espaço urbano
uma proposta desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Ângelo Bartelle, Rosário do Sul, RS
Resumo
As cidades contemporâneas são espaços de múltiplos modos de vida e produção, marcadas também pela contradição e conflitos sócio-ambientais, que resultam, muitas vezes, em sérios problemas visíveis aos espaços citadinos, comprometendo a qualidade de vida da população. Pensando nisso, este artigo buscou retratar uma proposta de ensino-aprendizagem envolvendo a natureza no espaço urbano, com a finalidade de discutir sobre a realidade vivida pelos alunos e criar uma consciência ambiental a cerca dos problemas abordados em sala de aula. Para isto, utilizou-se o trabalho de campo e a elaboração de desenhos e croquis sobre a percepção dos mesmos quanto aos impactos ambientais visualizados num passeio pela cidade, amparados pelo estudo do meio. Neste sentido, a geografia escolar é capaz de envolver várias temáticas na construção de conhecimentos e discutir assuntos do cotidiano dos educandos, construindo habilidades, valores e saberes.