O trabalho de campo como ferramenta no ensino dos problemas ambientais do espaço urbano

uma proposta desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Ângelo Bartelle, Rosário do Sul, RS

Autores

Resumo

As cidades contemporâneas são espaços de múltiplos modos de vida e produção, marcadas também pela contradição e conflitos sócio-ambientais, que resultam, muitas vezes, em sérios problemas visíveis aos espaços citadinos, comprometendo a qualidade de vida da população. Pensando nisso, este artigo buscou retratar uma proposta de ensino-aprendizagem envolvendo a natureza no espaço urbano, com a finalidade de discutir sobre a realidade vivida pelos alunos e criar uma consciência ambiental a cerca dos problemas abordados em sala de aula. Para isto, utilizou-se o trabalho de campo e a elaboração de desenhos e croquis sobre a percepção dos mesmos quanto aos impactos ambientais visualizados num passeio pela cidade, amparados pelo estudo do meio. Neste sentido, a geografia escolar é capaz de envolver várias temáticas na construção de conhecimentos e discutir assuntos do cotidiano dos educandos, construindo habilidades, valores e saberes.

 

Biografia do Autor

Vanessa Manfio, NEAG/UFRGS

Licenciada, Mestre e Doutora em Geografia. Atualmente, professora de Geografia na rede municipal de Nova Palma-RS e pesquisadora do Núcleo de Estudos Agrários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Melina Dornelles Severo, Colégio Coração de Maria de Santa Maria-RS/professora de geografia

Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente, professora do Colégio Coração de Maria de Santa Maria-RS.

Downloads

Publicado

2021-07-13