A formação de professores de geografia e a educação inclusiva: importância da formação continuada para o trabalho com a cartografia tátil
Keywords:
Inclusão, Ensino-aprendizagem, Formação docenteAbstract
O trabalho ora apresentado versa sobre a formação de professores para o ensino de Geografia em uma perspectiva inclusiva. Para tanto, apresenta-se Cartografia Tátil como metodologia inclusiva para estudantes cegos ou/e com baixa visão. Objetiva-se com esse artigo evidenciar a necessidade da oferta de formação inicial e continuada que contemple capacitações teórico-práticas para professores, cujo trabalho seja voltado para estudantes que possuem deficiência. Todavia, objetiva-se ainda apresentar os resultados parciais de uma pesquisa realizada com professores da rede municipal de Arapiraca/AL. A metodologia utilizada foi a qualitativa e o instrumento escolhido para a coleta de dados foi o questionário. Como resultados, pode-se observar que os professores inquiridos tiveram uma formação inicial carente de arcabouço teórico-prático no que concerne à educação inclusiva, assim como, há uma ausência de formação continuada que contemple uma educação geográfica pautada nos princípios da inclusão, principalmente dos estudantes com cegueira e baixa visão, considerando a ausência, por parte dos professores(as) de conhecimentos teóricos e práticos que os auxilie nesse processo. Frisa-se que o presente trabalho é uma pesquisa em curso, referente ao mestrado em andamento na área de ensino e formação docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.