A formação de professores de geografia e a educação inclusiva: importância da formação continuada para o trabalho com a cartografia tátil

Authors

Keywords:

Inclusão, Ensino-aprendizagem, Formação docente

Abstract

O trabalho ora apresentado versa sobre a formação de professores para o ensino de Geografia em uma perspectiva inclusiva. Para tanto, apresenta-se Cartografia Tátil como metodologia inclusiva para estudantes cegos ou/e com baixa visão. Objetiva-se com esse artigo evidenciar a necessidade da oferta de formação inicial e continuada que contemple capacitações teórico-práticas para professores, cujo trabalho seja voltado para estudantes que possuem deficiência. Todavia, objetiva-se ainda apresentar os resultados parciais de uma pesquisa realizada com professores da rede municipal de Arapiraca/AL.  A metodologia utilizada foi a qualitativa e o instrumento escolhido para a coleta de dados foi o questionário. Como resultados, pode-se observar que os professores inquiridos tiveram uma formação inicial carente de arcabouço teórico-prático no que concerne à educação inclusiva, assim como, há uma ausência de formação continuada que contemple uma educação geográfica pautada nos princípios da inclusão, principalmente dos estudantes com cegueira e baixa visão, considerando a ausência, por parte dos professores(as) de conhecimentos teóricos e práticos que os auxilie nesse processo. Frisa-se que o presente trabalho é uma pesquisa em curso, referente ao mestrado em andamento na área de ensino e formação docente.

Author Biographies

Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Jacqueline Praxedes de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade de Évora (2014) reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Educação pela Universidade de Évora (2007) reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Curso conceito 5 na CAPES), Especialização em Psicopedagogia no Cotidiano Escolar pela Unigranrio (1997) e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (1995). Atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada de educação básica de Alagoas. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando no curso de Geografia Licenciatura e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente (didática do ensino de Geografia e do ensino superior), Ensino-Aprendizagem e na Área Ambiental.

Published

2024-10-23

How to Cite

Santos de Albuquerque Gama, L. T., & Praxedes de Almeida, J. . (2024). A formação de professores de geografia e a educação inclusiva: importância da formação continuada para o trabalho com a cartografia tátil. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–15. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17984

Issue

Section

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas