Saberes tradicionais botânicos: Relato de experiência de uma pesquisa de campo na comunidade indígena Apinajé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59621/flovet.2025.v3.n14.e2025026


Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação

Resumo

O objetivo desse relato foi descrever uma pesquisa de campo realizada por licenciandas em comunidades da etnia Apinajé, enfatizando as suas contribuições para a formação profissional de uma das acadêmicas envolvidas. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com alguns membros da comunidade indígena, com questões relacionadas aos usos das plantas para: pintura, fins medicinais, artesanato e rituais, como também perguntas sobre a importância da mandioca e cosmologia para a população local. Foi possível concluir que a comunidade utiliza os vegetais para diversos benefícios e de forma sustentável, mesmo enfrentando dificuldades para transmitir todos os conhecimentos para as próximas gerações. Os conhecimentos adquiridos pelos entrevistados foram transmitidos por seus pais e/ou avós. Esta experiência não enriqueceu apenas meu conhecimento popular e formação profissional, mas também moldou profundamente minha visão de mundo em relação a aspectos sociais.

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Biografia do Autor

  • Iana Thaynara Trindade de Oliveira, IFTO

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, graduada em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, especialização em Ciências da Natureza e Matemática pelo IFTO-Campus Araguatins. Professora da Educação Básica na rede particular 2017-2023. Coordenadora Pedagógica efetiva da rede estadual de ensino em 2024.

  • Janaína Costa e Silva, IFTO

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. É docente efetiva com dedicação exclusiva, na área de biologia, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins(IFTO) - Campus Araguatins. Ministra disciplinas na Pós Graduação/Especialização no Ensino de Ciências e Matemática, na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no Ensino médio. Atuou como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica. Já esteve como coordenadora do PIBID, também coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além de supervisora e orientadora de estágio. Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas. Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) - Pólo UFMT/Cuiabá. 

  • Juliana Barros Carvalho, IFTO

    Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), polo UFMT. Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e mestrado em Ecologia, Ambiente e Território pela Universidade do Porto (2014), Portugal. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, desde 2009. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Ecologia e Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação ambiental, percepção ambiental, ensino de ciências da natureza e comunidade escolar.

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Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Artigos - Etnobotânica

Como Citar

Saberes tradicionais botânicos: Relato de experiência de uma pesquisa de campo na comunidade indígena Apinajé. FLOVET - Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica, [S. l.], v. 3, n. 14, p. e2025026, 2025. DOI: 10.59621/flovet.2025.v3.n14.e2025026. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/flovet/article/view/19855. Acesso em: 5 dez. 2025.