Saberes tradicionais botânicos: Relato de experiência de uma pesquisa de campo na comunidade indígena Apinajé
DOI:
https://doi.org/10.59621/flovet.2025.v3.n14.e2025026Palavras-chave:
Sustentabilidade, EducaçãoResumo
O objetivo desse relato foi descrever uma pesquisa de campo realizada por licenciandas em comunidades da etnia Apinajé, enfatizando as suas contribuições para a formação profissional de uma das acadêmicas envolvidas. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com alguns membros da comunidade indígena, com questões relacionadas aos usos das plantas para: pintura, fins medicinais, artesanato e rituais, como também perguntas sobre a importância da mandioca e cosmologia para a população local. Foi possível concluir que a comunidade utiliza os vegetais para diversos benefícios e de forma sustentável, mesmo enfrentando dificuldades para transmitir todos os conhecimentos para as próximas gerações. Os conhecimentos adquiridos pelos entrevistados foram transmitidos por seus pais e/ou avós. Esta experiência não enriqueceu apenas meu conhecimento popular e formação profissional, mas também moldou profundamente minha visão de mundo em relação a aspectos sociais.
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