A Etnobotânica e o Ensino de Ciências na Educação Básica: possíveis diálogos
DOI:
https://doi.org/10.59621/flovet.2024.v2.n13.e2024014Palavras-chave:
Diálogo sociocultural; Diálogo socioambiental; Conhecimento tradicional; Ensino de botânica; Aprendizagem.Resumo
A Etnobotânica tem como dorsal propósito compreender a relação entre as plantas e as culturas humanas. Nessa perspectiva, objetivou-se realizar uma revisão integrativa da literatura nas publicações do repositório CAPES no período de 2013 a 2022, acerca da incorporação dos conhecimentos tradicionais sobre plantas no Ensino de Ciências da Educação Básica. Aplicados critérios de inclusão e exclusão, elegemos 13 trabalhos para inferência e interpretações que resultaram em duas categorias: Etnobotânica: diálogo socioambiental e Etnobotânica: diálogo sociocultural. Concluímos que a Etnobotânica proporciona o diálogo entre o conhecimento tradicional e científico no âmbito do ensino de ciências da educação básica, ampliando a visão dos discentes, estimulando novas descobertas e potencializando a aprendizagem para um ensino pautado numa abordagem sociocultural e socioambiental.
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