A Etnobotânica e o Ensino de Ciências na Educação Básica: possíveis diálogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59621/flovet.2024.v2.n13.e2024014


Palavras-chave:

Diálogo sociocultural; Diálogo socioambiental; Conhecimento tradicional; Ensino de botânica; Aprendizagem.

Resumo

A Etnobotânica tem como dorsal propósito compreender a relação entre as plantas e as culturas humanas. Nessa perspectiva, objetivou-se realizar uma revisão integrativa da literatura nas publicações do repositório CAPES no período de 2013 a 2022, acerca da incorporação dos conhecimentos tradicionais sobre plantas no Ensino de Ciências da Educação Básica. Aplicados critérios de inclusão e exclusão, elegemos 13 trabalhos para inferência e interpretações que resultaram em duas categorias: Etnobotânica: diálogo socioambiental e Etnobotânica: diálogo sociocultural. Concluímos que a Etnobotânica proporciona o diálogo entre o conhecimento tradicional e científico no âmbito do ensino de ciências da educação básica, ampliando a visão dos discentes, estimulando novas descobertas e potencializando a aprendizagem para um ensino pautado numa abordagem sociocultural e socioambiental.

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Biografia do Autor

  • Kenny de Souza Rocha, Universidade do Estado do Amazonas

    Professora da rede estadual da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM), atuando nos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Mazonas (UEA), linha 2 - Ensino de Ciências: Epistemologias, Divulgação Científica e Espaços Não formais.

  • Maria Clara da Silva Forsberg, Universidade do Estado do Amazonas

    Doutora em Ciências Ambientais (SPEA) - Indiana University. Professora na Universidade do Estado do Amazonas na Coordenação de Ciências Biológicas, Laboratório de Ecologia Aplicada; Docente do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEEC) e do Doutorado em Rede (REAMEC) em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia PPGECEM.

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Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Artigos - Etnobotânica

Como Citar

A Etnobotânica e o Ensino de Ciências na Educação Básica: possíveis diálogos. FLOVET - Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. e2024014, 2024. DOI: 10.59621/flovet.2024.v2.n13.e2024014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/flovet/article/view/18206. Acesso em: 5 dez. 2025.