APLICAÇÃO DO BINÔMIO DE NEWTON PARA O ENSINO DE GENÉTICA QUANTITATIVA, UTILIZANDO UM MODELO DIDÁTICO QUE CONSIDERA A REPRESENTAÇÃO DE CORES DA ÍRIS DOS OLHOS NA ESPÉCIE HUMANA

Autores

  • Mauro Osvaldo Medeiros maurosvaldo@bol.com.br
  • Sueli Maria Alves sumalves@yahoo.com.br
  • Marcelo Kimura marcelokimura99@gmail.com

Resumo

A herança quantitativa, ou poligênica, caracteriza-se pelo fato de o fenótipo ser determinado pela interação de múltiplos pares de alelos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo elaborar materiais que ajudem na solidificação de noções teóricas e práticas direcionadas à compreensão da transmissão de características quantitativas ou poligênicas, enfatizando a variação contínua dos fenótipos e a quantidade de genótipos estimados com base na quantidade de genes envolvidos na determinação das nuances de cor da íris ocular humana. Para tal, foi empregado o Binômio de Newton como ferramenta matemática. Os resultados mostram que os alunos da licenciatura participaram ativamente das atividades, demonstrando elevado interesse e curiosidade por meio de discussões entusiasmadas sobre os dados analisados. Com uma postura crítica, eles levantaram questões pertinentes ao tema e às estimativas apresentadas, evidenciando alinhamento com o objetivo de promover uma abordagem interdisciplinar no processo de aprendizagem. Tais interações apontaram para a eficácia do modelo aplicado, mostrando seu potencial em incentivar uma maior participação dos estudantes. O aprendizado foi enriquecido através da coleta e interpretação dos dados pelos próprios alunos, que calcularam as frequências fenotípicas e genotípicas associadas à herança poligênica de forma prática e numérica. Constatou-se que as sete tonalidades de íris correspondem a três pares distintos de alelos, resultando em 27 combinações genotípicas únicas. Assim, demonstra-se que metodologias como esta podem ser regularmente implementadas para tornar o ensino de genética quantitativa mais envolvente e dinâmico. A expectativa é fomentar ainda mais a curiosidade dos alunos e ampliar sua participação nas atividades educacionais.

Biografia do Autor

  • Mauro Osvaldo Medeiros

    Professor Associado do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

  • Sueli Maria Alves

    Professora Associada do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

  • Marcelo Kimura

    Biólogo/UFMT/CUR/UFMT - Rondonópolis, MT

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Publicado

2025-12-17