O SABER TRADICIONAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MORADORES DO ASSENTAMENTO PADRE EZEQUIEL EM MIRANTE DA SERRA – RO, BRASIL

Autores

  • Ozeli Bazilio Da Silva ozeli.bazilio@hotmail.com
  • Daiane Martins Rocha daiane@unir.br
  • Nhaára Da Vila Pereira davilanhaara2@gmail.com

Resumo

Desde a antiguidade a humanidade interage com o meio ambiente de forma diferenciada e vem, notoriamente, aproveitando a natureza e dela retirando diversos recursos naturais necessários para sua subsistência. Portanto, este estudo teve como objetivo sistematizar e analisar de forma integrada o conhecimento que os moradores do Assentamento possuem a respeito da flora, bem como da utilização destas nos cuidados da saúde. A coleta de informações consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas, registro fotográfico, turnê guiada e observação direta. As coletas etnobotânicas foram realizadas de outubro de 2018 a janeiro de 2019 com um total de 35 sujeitos. Os informantes citaram 117 espécies vegetais distribuídas em 52 famílias botânicas. As famílias com maior representatividade foram: Lamiaceae (16 espécies), Asteraceae (14 espécies). A folha é a parte mais utilizada e o principal modo de preparoé a infusão. A população demonstrou ter conhecimento e fazer uso das plantas e revelou que normalmente as espécies são cultivadas nos quintais, o que contribue para a conservação das plantas nesses ambientes.

Biografia do Autor

  • Ozeli Bazilio Da Silva
    Graduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 
  • Daiane Martins Rocha
    Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 
  • Nhaára Da Vila Pereira
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais. Engenharia Floretal – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 

Downloads

Publicado

2020-04-02