O SABER TRADICIONAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MORADORES DO ASSENTAMENTO PADRE EZEQUIEL EM MIRANTE DA SERRA – RO, BRASIL

Autores

  • Ozeli Bazilio Da Silva ozeli.bazilio@hotmail.com
  • Daiane Martins Rocha daiane@unir.br
  • Nhaára Da Vila Pereira davilanhaara2@gmail.com

Resumo

Desde a antiguidade a humanidade interage com o meio ambiente de forma diferenciada e vem, notoriamente, aproveitando a natureza e dela retirando diversos recursos naturais necessários para sua subsistência. Portanto, este estudo teve como objetivo sistematizar e analisar de forma integrada o conhecimento que os moradores do Assentamento possuem a respeito da flora, bem como da utilização destas nos cuidados da saúde. A coleta de informações consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas, registro fotográfico, turnê guiada e observação direta. As coletas etnobotânicas foram realizadas de outubro de 2018 a janeiro de 2019 com um total de 35 sujeitos. Os informantes citaram 117 espécies vegetais distribuídas em 52 famílias botânicas. As famílias com maior representatividade foram: Lamiaceae (16 espécies), Asteraceae (14 espécies). A folha é a parte mais utilizada e o principal modo de preparoé a infusão. A população demonstrou ter conhecimento e fazer uso das plantas e revelou que normalmente as espécies são cultivadas nos quintais, o que contribue para a conservação das plantas nesses ambientes.

Biografia do Autor

Ozeli Bazilio Da Silva

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 

Daiane Martins Rocha

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 

Nhaára Da Vila Pereira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais. Engenharia Floretal – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 

Downloads

Publicado

2020-04-02