CONTROLE NATURAL DE Ascia monuste orseis (Lepidoptera: Pieridae) PELO PARASITOIDE Cotesia glomerata (Hymenoptera: Braconidae) EM PLANTAS DE COUVE NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL

Autores

  • Marcelo Tavares Castro marceloengflorestal@gmail.com
  • Sandro Coelho Linhares Montalvão sandro.coelho@yahoo.com.br

Resumo

A produção de couve é bastante expressiva na região do Distrito Federal, Brasil, com bons índices de produtividade. Porém, a presença de pragas pode ser um fator limitante a essa produção, reduzindo a oferta e depreciando produtos. Uma das principais pragas desfolhadoras da couve é a lagarta Ascia monuste orseis (Godart) (Lepidoptera: Pieridae), podendo causar até 100% de desfolha quando não controladas. Foi observada a presença do parasitoide Cotesia glomerata L. (Hymenoptera: Braconidae) na região do Distrito Federal, causando mortalidade em lagartas de A. monuste orseis. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar a mortalidade natural de lagartas de A. monuste orseis provocadas pelo parasitoide C. glomerata em plantas de couve em condições de campo no Distrito Federal, Brasil. Para tanto, o experimento foi realizado nos meses de março a julho de 2018 na qual trinta plantas de couve foram avaliadas quanto ao ataque de A. monuste orseis e 120 lagartas de último instar foram coletadas e avaliadas quanto ao parasitismo promovido por C. glomerata. A taxa de parasitismo natural foi de 52,5%, e em todas as coletas foram obtidos indivíduos de C. glomerata, o que classifica a espécie como constante na área de estudo. Apesar da taxa de parasitismo observada ser relevante, as couves foram severamente danificadas e houve mortalidade de três plantas utilizadas no experimento. Cabe salientar, porém, que o parasitoide C. glomerata é um importante agente de controle natural de A. monuste orseis e que o uso de defensivos seletivos para essa praga deve ser priorizado.

Biografia do Autor

Marcelo Tavares Castro

Doutor em Agronomia (Controle de Pragas), Professor do Centro Universitário ICESP de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Sandro Coelho Linhares Montalvão

Doutor em Fitopatologia, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Distrito Federal, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-28