LEVANTAMENTO ETNOFARMACOLÓGICO E FARMACOLÓGICO DE PLANTAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS EM RONDONÓPOLIS (MT)
Autores
Norlene Regina Bueno
norlene@ufmt.br
Érica Pereira Campos
camposep@hotmail.com
Michele Salles Silva
michelesalles@ufmt.br
Kathleen Sinski Rezende
kathleen.130@hotmail.com
Bruna Babriela Mattos Lima
mattoslimabg@outlook.com
Resumo
No Mato Grosso, existe grande número de plantas que são utilizadas pelas populações para o tratamento de diversas enfermidades, no entanto, poucas espécies vegetais são quimicamente conhecidas. O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento etnofarmacológico das espécies vegetais indicadas e comercializadas nas feiras populares e no Centro Comercial de Rondonópolis (MT) e uma pesquisa bibliográfica sobre essas espécies e compará-las com as informações dos raizeiros. A pesquisa foi realizada entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014, através de entrevistas com os raizeiros e aquisição de diferentes espécies com os mesmos. Foram obtidas 49 espécies e dessas, 40 foram identificadas e distribuídas em 23 famílias botânicas. A família mais citada foi Fabaceae e a parte das plantas mais utilizada foi a casca. A indicação terapêutica mais citada foi para problemas do sistema circulatório e gastrointestinal. A maioria das espécies (70%) teve pelo menos duas indicações terapêuticas diferentes. 21 espécies (52,5%) tiveram confirmações de suas indicações na literatura, enquanto 17 (42,5%) apresentaram indicações diferentes das citadas pelos raizeiros e somente duas espécies (5%) não tiveram estudos que comprovaram a indicação popular. O conhecimento etnofarmacológico e bibliográfico de plantas medicinais podem subsidiar novas pesquisas contribuindo com a descoberta e desenvolvimento científico de novos fármacos e resgatar o conhecimento popular dos raizeiros em Mato Grosso.
Biografia do Autor
Norlene Regina Bueno
Professora Doutora do Departamento de Ciências Biológicas/ICEN/CUR/UFMT
Érica Pereira Campos
Professora Doutora do Departamento de Ciências Biológicas/ICEN/CUR/UFMT
Michele Salles Silva
Professora Doutora do Curso de Enfermagem/ICEN/CUR/UFMT
Kathleen Sinski Rezende
Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil
Bruna Babriela Mattos Lima
Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil.