EFEITO DE DIFERENTES DIETAS NA PREFERÊNCIA ALIMENTAR E DESENVOLVIMENTO DE Lasioderma serricorne (Fabricius 1792) (Coleoptera: Anobiidae)

Autores

  • Merita Albertini Chagas merita.albertini@gmail.com
  • Ritielly Laiany Carvalho Senigalia ritiellycarvalho@gmail.com
  • Dione Aparecido Castro diocastro.agro@gmail.com
  • Adeisany Stephany Ramos Machado Santos adeissany@gmail.com
  • Deborah Amorim Teixeira Santos email@nao.informado
  • Jonatã Henrique Rezende Sousa jonatarezendesouza@gmail.com

Resumo

A espécie Lasioderma serricorne, considerada cosmopolita, causa considerável dano a uma grande variedade de produtos armazenados. O objetivo neste trabalho foi avaliar a preferência alimentar e desenvolvimento de L. serricorne em grãos e farinhas comerciais. O experimento foi conduzido em Delineamento Inteiramente Casualizado com 8 tratamentos e 5 repetições. Foram utilizadas arenas de plástico contendo grãos e farinha de soja, milheto, trigo e uma composição dos três grãos. O ensaio teve duração total de 7 dias e após a liberação dos insetos, foram realizadas 4 avaliações em horários distintos (8, 13, 19, 21h), exceto para o primeiro dia de avaliação (8, 13h) devido a não mobilização dos insetos. Foram contabilizados os insetos em cada arena e a escolha pela dieta e após 45 dias de ensaio, o número de larvas. Larvas de L. serricorne são capazes de se alimentar de todas as dietas apresentadas, porém possui preferência para o milheto quando este é apresentado em forma de farinha pela facilidade de obtenção de energia. 

Biografia do Autor

Merita Albertini Chagas

Graduada em Agronomia, Universidade de Cuiabá - UNIC, Mato Grosso, Brasil

Ritielly Laiany Carvalho Senigalia

Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus Universitário de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Dione Aparecido Castro

Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus Universitário de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 

Adeisany Stephany Ramos Machado Santos

Mestranda em Ciências Florestais e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus Universitário de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 

Deborah Amorim Teixeira Santos

Graduada em Agronomia, Universidade de Cuiabá - UNIC, Mato Grosso, Brasil.

Jonatã Henrique Rezende Sousa

Graduando em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus Universitário de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Downloads

Publicado

2019-04-21