SISTEMA SILVIPASTORIL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA: USO DO INHANDUVÁ

Autores

  • Shirley Grazieli Nascimento nascimento.shy@gmail.com
  • Mariana Rockenbach Ávila marianaravila@gmail.com
  • Mayara Arce Cabezudo mayaraarce@hotmail.com
  • Osmar Manoel Nunes osmarnunes@unipampa.edu.br
  • Leonardo Paz Deble leonardodeble@unipampa.edu.br

Resumo

O objetivo desse trabalho foi estudar e analisar a viabilidade econômica do Inhanduvá (Prosopis affinis Spreng.) na Bacia hidrográfica do rio Santa Maria. A espécie está ameaçada de extinção pelo uso demasiado de sua madeira e substituição para a introdução de lavouras de arroz. Para o cálculo de custos na introdução do Inhanduvá foram utilizados os dados necessários desde a semeadura e manejo até a retirada das árvores. O número de árvores estimado por hectare foi de 50, por esta densidade ser próxima a que ocorre em ambientes naturais e não representar prejuízo à cobertura herbácea (pastagem). O prognóstico de viabilidade econômica financeira foi estimado para o período de 10, 20 e 30 anos de implantação e exploração. Os resultados com base no fluxo de caixa demonstraram que no primeiro decênio a taxa interna de retorno (TIR) é de 35,74% e a Taxa Mínima Atrativa de 12.25. Para os dois decênios seguintes a taxa interna de retorno é de 38,91%. Tanto o retorno simples como descontado, é de nove anos, ou seja, o investimento inicial é recuperado em menos de uma década. 

Biografia do Autor

Shirley Grazieli Nascimento

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de PelotasProfessora da Universidade Federal do Pampa campus Dom Pedrito, RS, Brasil. 

Mariana Rockenbach Ávila

Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do SulProfessora da Universidade Federal do Pampa campus Dom Pedrito, RS, Brasil. 

Mayara Arce Cabezudo

Tecnóloga em Agronegócio- UNIPAMPA

Osmar Manoel Nunes

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do SulProfessor da Universidade Federal do Pampa campus Dom Pedrito, RS, Brasil.

Leonardo Paz Deble

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa MariaProfessor da Universidade Federal do Pampa campus Dom Pedrito, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-11-10