ARANEOFAUNA COM INFLUÊNCIA DA PLANTA EXÓTICA Asparagus setaceus (KUNTH) JESSOP EM MATA DE RESTINGA DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Patrícia Wendler Sell patricia.sell@hotmail.com
  • Mayara Ferreira Mendes mayaramendes1993@hotmail.com
  • Flávia Sacramento flaviadosacramento@hotmail.com
  • Antônio Brescovit antonio.brescovit@butantan.gov.br
  • Flávio Roberto Mello Garcia flaviormg@hotmail.com

Resumo

As aranhas compreendem um grupo com grande diversidade de espécies, e com relevante importância ecológica ainda assim, áreas de restinga são um dos habitats com menor informação a respeito da araneofauna e sob influência de plantas exóticas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento araneológico em uma Mata de Restinga do Rio Grande do Sul, Brasil e comparar a assembleia quanto a presença e ausência da planta invasora Asparagus setaceus. Os indivíduos foram amostrados quinzenalmente, no período de fevereiro de 2012 a janeiro de 2013 com guarda-chuva entomológico, no estrato arbustivo. Para tal, foram estabelecidos seis pontos aleatoriamente no interior do horto, com a presença da planta exótica A. setaceus, e outros com a presença apenas de plantas nativas, distanciados em 5m ao longo da mata. No total, 608 aranhas foram coletadas distribuídas em 22 famílias, sendo Anyphaenidae e Theridiidae as dominantes da assembleia (0,1 ≥ pi). O cluster mostrou uma segregação entre as amostras com e sem a planta exótica, com correlação cofenética de 0,77 para o estimador Morisita-Horn.

Biografia do Autor

Patrícia Wendler Sell

Bióloga, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mayara Ferreira Mendes

Bióloga; Doutoranda em Biologia Animal; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Flávia Sacramento

Bióloga; Mestre em Entomologia; Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.  

Antônio Brescovit

Biólogo; Doutor em Zoologia; Pesquisador Científico no Instituto Butantan; Laboratório Especial de Coleções Zoológicas - Seção de Artrópodes Peçonhentos, São Paulo, Brasil. 

Flávio Roberto Mello Garcia

Biólogo; Doutor em Zoologia; Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas; Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-11-10