EDITORIAL
Resumo
Em 2002 foi lançada à primeira edição da Revista de Publicação Cientifica Biodiversidade. Segundo o seu Editorial, criou-se a Revista para divulgar regularmente o conhecimento que se ia adquirindo no Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Centro Universitário de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso e também pela constante reclamação por parte dos docentes e outros interessados pela falta de meios para divulgação e comunicação de pesquisas.
A periodicidade da revista era anual e o seu volume (I) 1, foi distribuído em dezembro de 2002. Essa edição de lançamento foi o primeiro teste para que se pudesse observar a receptividade à revista e para que pudessem ser feitos os primeiros aperfeiçoamentos na mesma.
A revista ecoou, principalmente por se tratar de um tema que propõe uma discussão ampla, multidisciplinar, em várias áreas do saber. E desde então, a necessidade de se publicarem resultados de investigação de pesquisa aumentou.
Hoje a Revista Biodiversidade é de publicação trimestral, e exclusivamente eletrônica a partir de 2008, tendo amplo reconhecimento no meio acadêmico e científico nacional. Portanto, satisfeitos com o cumprimento das metas estabelecidas, salientamos nossa total satisfação com o lançamento da décima sétima edição – volume um, que se destaca pelo forte espírito científico e formativo a que se propôs desde o início, revelando a qualidade e o potencial da Instituição UFMT como fonte geradora de conhecimento e saber.
Com o surgimento do agronegócio, áreas de pesquisas que eram inacessíveis por razões econômicas foram abertas para exploração comercial e científica. A economia de mercado invadiu o universo acadêmico, onde o surgimento de novas instituições para pesquisa abriu o caminho para uma competição por estudantes e recursos financeiros. Nessa perspectiva, tornou-se mais necessário que nunca que uma entidade como o Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Centro Universitário de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso justifique a sua existência através da publicação do seu trabalho científico em curso.
A ambição já não é igual ao do passado, o desejo é de publicar a revista Biodiversidade regularmente em mais de três edições anuais. Dessa forma, com a Revista pretendemos cumprir a sua grande missão, qual seja a de difundir o conhecimento produzido, procurando, destarte, melhorar o acesso a informações científicas na grande área de Ciências, favorecendo a construção de uma comunidade científica com consciência crítica e de forma mais equitativa.
Portanto, temos a satisfação de divulgar a décima sétima edição – volume um - da Revista “Biodiversidade”, um projeto concebido para possibilitar a publicação de artigos científicos inéditos, de revisão da literatura ou relato de casos que possuam relevância em suas respectivas áreas do saber científico. Queremos ainda, convidar os autores de trabalhos científicos que se enquadram em nosso escopo editorial para o envio de seus artigos para análise editorial, para quem sabe, compor a nossa décima sétima edição – volume dois, 2018. Boa leitura!