LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO NAS DIFERENTES REALIDADES DE ENSINO

Autores

  • André Luís de Souza Ferreira aluissouza@hotmail.com
  • Caio Augusto dos Santos Batista caioaugustobatista@gmail.com
  • Maria Corette Pasa pasamc@brturbo.com.br

Resumo

O uso popular de plantas medicinais é uma prática antiga, que tem sido propagada oralmente por sucessivas gerações. E em muitas comunidades tradicionais, o cultivo de plantas medicinais constitui-se como uma alternativa para os cuidados primários de saúde. Com base nessa informação o objetivo deste trabalho é realizar um levamentamento etnobotânico das espécies vegetais utilizadas para fins medicinais pelos estudantes das diferentes realidades de ensino. O trabalho foi desenvolvido em três escolas, sendo uma de ensino particular (Instituto Cuiabano de Educação – ICE), uma de ensino EJA (Colégio Antônio Cesário de Figueiredo Neto) ambas em Cuiabá, e outra na comunidade quilombola (Escola Estadual Profª Tereza Conceição Arruda) em Nossa Senhora do Livramento. Baseou-se no método de entrevista semi-estruturada, cujo o estudo nos evidenciou que a grande maioria dos entrevistados utilizam plantas para fins medicinais, porém os alunos do ensino particular citaram apenas 4 espécies vegetais, enquanto no EJA citaram 30 espécies e no quilombo 54 espécies de plantas, pertencentes a 27 famílias, dentre elas Fabaceae, Lamiaceae, Asteraceae e Myrtaceae foram as mais representativas.  Portanto, é evidente a crença nos recursos vegetais como alternativa para o tratamento de várias enfermidades, deixando claro que o conhecimento ainda é transmitido por gerações.

Biografia do Autor

André Luís de Souza Ferreira

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas – Instituto de Biociências – Universidade Federal de Mato

Grosso.

Caio Augusto dos Santos Batista

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas – Instituto de Biociências – Universidade Federal de Mato

Grosso.

Maria Corette Pasa

Professora Doutora do Instituto de Biociências / UFMT

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