A ESCOLA: PRINCIPAL FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIENCIA COLETIVA VOLTADA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Islanny Alvino Leite islanny_alvino@hotmail.com
  • Aécio Melo de Morais email@nao.informado
  • Kely Dayane Silva do Ó email@nao.informado
  • Clarany Alvino Leite email@nao.informado

Resumo

A sustentabilidade é um desafio que se apresenta atualmente, tanto na sua conceituação, como para sua execução, é um conceito vasto e ambíguo e um fenômeno que necessita de ser estudado e aprofundado. Este estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento dos alunos do ensino médio da Escola Estadual de 1º e 2º Graus José Américo de Almeida no município de São José de Espinharas-PB com relação ao tema sustentabilidade. O estudo foi realizado por meio da aplicação de um questionário com perguntas objetivas referentes ao tema sustentabilidade e os dados foram coletados e analisados quali-quantitativamente. Participaram da pesquisa 62 alunos das 3 séries. Os resultados mostraram que 89% dos alunos já ouviram falar em sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável e 11% ainda não. Com relação ao conhecimento do assunto sustentabilidade, a maioria afirmou ter conhecido por meio da TV com 47%, na sequência a escola com 31%. Foi perguntado se os professores de biologia discutem esse assunto em sala de aula e se esse tema é discutido nos eventos da escola, apenas 24% responderam que sim e 76% disseram que não. Quanto ao tema passar a ser discutido com mais frequência na escola, 87% responderam que sim e 13% não querem. Verificou-se que a temática ambiental, ainda não é suficientemente abordada pelos professores de biologia no ensino médio e pela escola. Portanto, o sistema educacional precisa mudar imediatamente, uma vez que se considera ser este um dos alicerces para buscarmos a tão sonhada sustentabilidade.

Biografia do Autor

Islanny Alvino Leite

Mestranda em Ciências Florestais. Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, PB. *Correspondência: Rua Universitária, Bairro Nova Conquista, Patos-PB.

Aécio Melo de Morais

Biólogo pela Universidade Federal de Campina Grande.

Kely Dayane Silva do Ó

Mestranda em Ciências Florestais. Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, PB.

Clarany Alvino Leite

Graduanda em Ciências Biológicas. Universidade Federal da Paraíba.

Downloads