A ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS, PARAIBA, BRASIL

Autores

  • Islanny Alvino Leite islanny_alvino@hotmail.com
  • Aécio Melo de Morais email@nao.informado
  • Kely Dayane Silva do Ó email@nao.informado
  • Rebeca Gomes Carneiro email@nao.informado
  • Clarany Alvino Leite email@nao.informado

Resumo

A Etnobotânica tem sido objeto de estudo no mundo e no Brasil, onde as diversas áreas de investigação tentam resgatar o conhecimento popular a respeito dos vegetais, seus usos e especialmente ao uso medicinal. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de realizar o levantamento das plantas medicinais utilizadas pela população do município de São José de Espinharas-PB. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com a população, durante o período de março a abril de 2013, onde foram entrevistadas 40 pessoas acerca do conhecimento dos usos, modo de preparo, indicações, posologia, e dose utilizada das diferentes espécies de plantas medicinais. Entrevistou-se 32 mulheres e 8 homens, totalizando 40 entrevistas. A faixa etária dos entrevistados variou entre 16 a 83 anos. Os informantes fazem uso diversificado de plantas que se encontra distribuído em 48 espécies. Da totalidade, 12,5% não fazem uso de nenhuma planta medicinal. O tempo de uso das espécies medicinais pelos informantes variou de 1 até 70 anos de uso. Considerando os dados levantados nesse estudo constatou-se que a população estudada tem acesso e conhecimento a uma ampla variedade de plantas medicinais responsáveis por suprir diferentes enfermidades

Biografia do Autor

Islanny Alvino Leite

Mestranda em Ciências Florestais. Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, PB.

Aécio Melo de Morais

Biólogo(a) pela Universidade Federal de Campina Grande

Kely Dayane Silva do Ó

Mestranda em Ciências Florestais. Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, PB.

Rebeca Gomes Carneiro

Biólogo(a) pela Universidade Federal de Campina Grande

Clarany Alvino Leite

Graduanda em Ciências Biológicas. Universidade Federal da Paraíba.

Downloads