CONTROLE BIOLÓGICO EM CULTURAS BRASILEIRAS - UMA REVISÃO DOS PRINCIPAIS MÉTODOS

Autores

  • Rafaela Rodrigues de Moraes Rafaela.moraes2@sou.ufmt.br
  • Jucileny de Souza Oliveira jucileny.oliveira@sou.ufmt.br
  • João Victor Teixeira joao.silva65@sou.ufmt.br

Resumo

O controle biológico é uma alternativa sustentável ao uso de agrotóxicos, utilizando organismos vivos para reduzir pragas em culturas como cana-de-açúcar, soja e milho. Estratégias como o uso de insetos predadores, parasitoides e microrganismos têm mostrado resultados positivos, diminuindo danos de pragas importantes, como a broca-da-cana, o percevejo-marrom e a mancha foliar do milho. Entre os benefícios dessa abordagem estão o baixo impacto ambiental, a segurança para pessoas e animais e a manutenção do equilíbrio natural. Entre os desafios, destacam-se o custo inicial, a necessidade de conhecimento técnico e a dependência de condições ambientais. No Brasil, políticas públicas e o crescimento do mercado de bioinsumos indicam que o país avança na adoção dessa prática, integrando-a ao Manejo Integrado de Pragas e promovendo uma agricultura mais segura e sustentável. Nessa revisão, são apresentados aspectos gerais sobre controle biológico, sua utilização em culturas vegetais de grande relevância mundial e o impacto da agricultura sustentável.

Biografia do Autor

  • Rafaela Rodrigues de Moraes

    Graduanda em Ciências Biológicas – Bacharelado – Instituto de Biociências/IB, Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT – Cuiabá, MT, Brasil. 

  • Jucileny de Souza Oliveira

    Graduanda em Ciências Biológicas – Bacharelado – Instituto de Biociências/IB, Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT – Cuiabá, MT, Brasil. 

  • João Victor Teixeira

    Graduando em Ciências Biológicas – Bacharelado – Instituto de Biociências/IB, Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT – Cuiabá, MT, Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-12-17