O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA PESSOAS SURDAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Rosana Aparecida Mandelli rosanamandelli03@gmail.com
  • Bianca Della Nina bianca.nina@docente.estacio.br
  • Jhenyfer Caroliny de Almeida jhenyfer.caroliny@outlook.com

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender a importância do ensino da língua inglesa para pessoas surdas, incluindo-as desta forma no âmbito social, dando-lhes a oportunidade de desenvolver seu aprendizado, aperfeiçoar suas habilidades e ampliar seus contatos com novos conceitos e cultura de outros países. Falamos sobre a vinda deste idioma para o Brasil e sua implementação dentro dos currículos escolares. Em adição, descrevemos algumas características da surdez e sua influêcia no aprendizado de alunos não ouvintes, destacando também o trabalho do professor como principal agente nesta construção de conhecimentos, e quais recursos ele pode utilizar para transformar sua prática docente em uma realidade possível e plausível. Discutimos ainda sobre a utilização da LIBRAS como uma ferramenta facilitadora neste processo de aquisição de uma nova língua, e como o seu uso tem revolucionado e auxiliado pessoas portadoras de deficiência auditiva a terem acesso a uma educação de qualidade, no que diz respeito ao ensino da língua inglesa. Abordamos o papel da escola e do estado no processo de integração de alunos surdos dentro das escolas regulares de ensino, que tipo de atividades devem ser desenvolvidas, que métodos podem ser aplicados para que todos os alunos se beneficiem e tenham um desenvolvimento pleno e homogêneo, como a escola pode trabalhar estas questões se apoiando nas políticas públicas. Além disso, um dos pontos mais importantes deste projeto é como ele pode ser enriquecedor para nossa prática docente e crescimento pessoal.

Biografia do Autor

  • Rosana Aparecida Mandelli

    Licenciada em Pedagogia e Letras Inglês, Centro de Cultura Anglo Americana (CCAA), professora e coordenadora pedagógica. 

  • Bianca Della Nina

    Licenciada em Letras Português/Inglês e mestra em Tecnologia Educacional, Universidade Estácio de Sá, professora de língua inglesa e portuguesa. 

  • Jhenyfer Caroliny de Almeida

    Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia, prefeitura municipal de Carlos Barbosa/RS, auxiliar de educação. 

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Publicado

2025-03-26