SÍNDROME DO IMPOSTOR EM ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Introdução: A Síndrome do Impostor (SI) é caracterizada por insegurança constante e medo de ser descoberto como uma fraude intelectual. Objetivo: investigar, na literatura, a Síndrome do Impostor em Estudantes de Medicina. Metodologia: Como meio de selecionar os estudos, as plataformas de busca foram o Google Acadêmico e o PubMed. As palavras-chave nortearam a seleção do material em português e inglês. Resultados: O número amostral de estudantes foi de 2.860, sete estudos (58,3%) teve prevalência do sexo masculino e cinco estudo (41,6%) o sexo feminino. Dos estudos, dez (83,3%) utilizaram o instrumento de pesquisa denominado “Escala do Fenômeno do Impostor de Clance”, um estudo (8,3%) utilizou o “Escala do Impostor de Leary” e um outro estudo utilizou o “Escala Síndrome do Jovem Impostor” (8,3%). Dos achados encontrados, foi possível observar que os estudantes com SI estavam classificados em alto e moderado (41,6%, respectivamente). O sexo feminino (58,3%) prevaleceu, apresentando mais risco de ter SI do que os o sexo masculino. Além disso, foi constatado que a SI pode gerar um impacto negativo na autoestima dos estudantes de medicina. Conclusão: Os estudantes de medicina apresentam alto risco para SI, principalmente o sexo feminino. A SI pode se associar com a baixa autoestima, perfeccionismo e depressão, prejudicando o desempenho dos estudantes de medicina. Como forma de averiguar a SI, os estudos optaram por utilizar, como instrumento de pesquisa, a “Escala do Fenômeno do Impostor de Clance”. Diante disso, cabe investigar formas estratégias para reverter essa situação.