SÍNDROME DO IMPOSTOR EM ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Eduarda Eugenia Dias de Jesus eduardaeugenia3@gmail.com
  • Cibele Fernanda Neppel email@nao.informado
  • Milena Carvalho email@nao.informado
  • Vívian Santana Alves email@nao.informado
  • Bruna Cristina Hille email@nao.informado
  • Ana Júlia Silva Pelegrina email@nao.informado
  • Flavia Souza da Rosa email@nao.informado
  • Igor Winnycius Kreutzfeld email@nao.informado
  • Viktor Benkendorf email@nao.informado
  • Pedro Jorge Cortes Morales pedromorall@gmail.com

Resumo

Introdução: A Síndrome do Impostor (SI) é caracterizada por insegurança constante e medo de ser descoberto como uma fraude intelectual. Objetivo: investigar, na literatura, a Síndrome do Impostor em Estudantes de Medicina. Metodologia: Como meio de selecionar os estudos, as plataformas de busca foram o Google Acadêmico e o PubMed. As palavras-chave nortearam a seleção do material em português e inglês. Resultados: O número amostral de estudantes foi de 2.860, sete estudos (58,3%) teve prevalência do sexo masculino e cinco estudo (41,6%) o sexo feminino. Dos estudos, dez (83,3%) utilizaram o instrumento de pesquisa denominado “Escala do Fenômeno do Impostor de Clance”, um estudo (8,3%) utilizou o “Escala do Impostor de Leary” e um outro estudo utilizou o “Escala Síndrome do Jovem Impostor” (8,3%). Dos achados encontrados, foi possível observar que os estudantes com SI estavam classificados em alto e moderado (41,6%, respectivamente). O sexo feminino (58,3%) prevaleceu, apresentando mais risco de ter SI do que os o sexo masculino. Além disso, foi constatado que a SI pode gerar um impacto negativo na autoestima dos estudantes de medicina. Conclusão: Os estudantes de medicina apresentam alto risco para SI, principalmente o sexo feminino. A SI pode se associar com a baixa autoestima, perfeccionismo e depressão, prejudicando o desempenho dos estudantes de medicina. Como forma de averiguar a SI, os estudos optaram por utilizar, como instrumento de pesquisa, a “Escala do Fenômeno do Impostor de Clance”. Diante disso, cabe investigar formas estratégias para reverter essa situação.

Biografia do Autor

  • Eduarda Eugenia Dias de Jesus

    Profissional de Educação Física, Universidade da Região de Joinville

  • Cibele Fernanda Neppel

    Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

  • Milena Carvalho

    Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

  • Vívian Santana Alves

    Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

  • Bruna Cristina Hille

    Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

  • Ana Júlia Silva Pelegrina

    Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

  • Flavia Souza da Rosa

    Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

  • Igor Winnycius Kreutzfeld

    Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

  • Viktor Benkendorf

    Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

  • Pedro Jorge Cortes Morales

    Doutor em Saúde e Meio Ambiente, Docente do curso de Educação Física da Univille, Universidade da Região de Joinville

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Publicado

2024-03-24