SÍNDROME DO IMPOSTOR EM ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Eduarda Eugenia Dias de Jesus eduardaeugenia3@gmail.com
  • Cibele Fernanda Neppel email@nao.informado
  • Milena Carvalho email@nao.informado
  • Vívian Santana Alves email@nao.informado
  • Bruna Cristina Hille email@nao.informado
  • Ana Júlia Silva Pelegrina email@nao.informado
  • Flavia Souza da Rosa email@nao.informado
  • Igor Winnycius Kreutzfeld email@nao.informado
  • Viktor Benkendorf email@nao.informado
  • Pedro Jorge Cortes Morales pedromorall@gmail.com

Resumo

Introdução: A Síndrome do Impostor (SI) é caracterizada por insegurança constante e medo de ser descoberto como uma fraude intelectual. Objetivo: investigar, na literatura, a Síndrome do Impostor em Estudantes de Medicina. Metodologia: Como meio de selecionar os estudos, as plataformas de busca foram o Google Acadêmico e o PubMed. As palavras-chave nortearam a seleção do material em português e inglês. Resultados: O número amostral de estudantes foi de 2.860, sete estudos (58,3%) teve prevalência do sexo masculino e cinco estudo (41,6%) o sexo feminino. Dos estudos, dez (83,3%) utilizaram o instrumento de pesquisa denominado “Escala do Fenômeno do Impostor de Clance”, um estudo (8,3%) utilizou o “Escala do Impostor de Leary” e um outro estudo utilizou o “Escala Síndrome do Jovem Impostor” (8,3%). Dos achados encontrados, foi possível observar que os estudantes com SI estavam classificados em alto e moderado (41,6%, respectivamente). O sexo feminino (58,3%) prevaleceu, apresentando mais risco de ter SI do que os o sexo masculino. Além disso, foi constatado que a SI pode gerar um impacto negativo na autoestima dos estudantes de medicina. Conclusão: Os estudantes de medicina apresentam alto risco para SI, principalmente o sexo feminino. A SI pode se associar com a baixa autoestima, perfeccionismo e depressão, prejudicando o desempenho dos estudantes de medicina. Como forma de averiguar a SI, os estudos optaram por utilizar, como instrumento de pesquisa, a “Escala do Fenômeno do Impostor de Clance”. Diante disso, cabe investigar formas estratégias para reverter essa situação.

Biografia do Autor

Eduarda Eugenia Dias de Jesus

Profissional de Educação Física, Universidade da Região de Joinville

Cibele Fernanda Neppel

Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

Milena Carvalho

Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

Vívian Santana Alves

Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

Bruna Cristina Hille

Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

Ana Júlia Silva Pelegrina

Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

Flavia Souza da Rosa

Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

Igor Winnycius Kreutzfeld

Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

Viktor Benkendorf

Estudante de curso de Medicina da Univille, Universidade da Região de Joinville

Pedro Jorge Cortes Morales

Doutor em Saúde e Meio Ambiente, Docente do curso de Educação Física da Univille, Universidade da Região de Joinville

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Publicado

2024-03-24