ANÁLISE DA INCIDÊNCIA E TENDÊNCIAS DE NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES OFÍDICOS NA REGIÃO NORTE: UM ESTUDO DE 2018 A 2022 COM BASE NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN)

Autores

  • Sávio Oliveira da Silva saviooliveiradasilva2@gmail.com
  • Ana Claudia Alzier Lobo analobo@musa.org.br

Resumo

Os acidentes ofídicos representam uma preocupação significativa em saúde pública no Brasil, especialmente na região Norte, rica em espécies de serpentes peçonhentas. A expansão territorial, invasão de habitats por moradias e fazendas, junto às mudanças climáticas, aumentam os contatos acidentais. A alta incidência desses acidentes, ligada à fragilidade econômica e dificuldade de acesso aos serviços de saúde, levou à inclusão dos envenenamentos ofídicos na lista de doenças tropicais negligenciadas pela OMS em 2017. A incorporação desses acidentes no SINAN impulsionou o acompanhamento epidemiológico e a implementação de ações mitigadoras. Este estudo adota uma abordagem epidemiológica quantitativa, analisando notificações de acidentes ofídicos na Região Norte de 2018 a 2022. O objetivo principal é realizar uma análise abrangente da incidência e das tendências de notificações desses acidentes, utilizando dados do SINAN. Destaca-se a predominância de acidentes com Bothrops e Crotalus, principalmente no Pará, relacionada a altas temperaturas, variações pluviométricas e intensa atividade agropecuária. A ênfase em estratégias preventivas específicas para essa região é ressaltada. Apesar do foco em Bothrops, registros ignorados ou em branco indicam deficiências no fluxo de informações do SINAN, destacando a necessidade de melhorias na coleta e registro de dados. Os resultados enfatizam a urgência de medidas preventivas eficazes, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual, especialmente entre trabalhadores rurais, contribuindo para avaliações mais precisas em futuros estudos epidemiológicos.

Biografia do Autor

  • Sávio Oliveira da Silva

    Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Biólogo estagiário no museu da Amazônia

  • Ana Claudia Alzier Lobo

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Medicina Tropicais, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), bióloga no museu da Amazônia

Downloads

Publicado

2024-03-24