UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE UM MODELO DIDÁTICO SIMULANDO APLICAÇÕES DO SEQUENCIAMENTO DE DNA E SUA IMPORTÂNCIA NO RECONHECIMENTO DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO ENTRE BEBÊS RECÉM-NASCIDOS E PARTURIENTES
Resumo
O avanço dos estudos genéticos ao longo do tempo resultou em diversas descobertas que impactaram e impactam significativamente a humanidade. Dentre essas descobertas de alta importância social podemos citar o entendimento da transmissão de doenças de mãe ou pai para filho e o teste de paternidade/maternidade. Assim, este trabalho teve como objetivo criar subsídios para a fixação de conceitos teóricos de Genética e Biologia Molecular, destacando as aplicações do sequenciamento de DNA e sua importância na identificação das relações de parentesco humanas. Para tal, foi aplicado uma atividade que consistiu numa simulação prática de uma análise genética para identificação molecular relacionada a seis bebês nascidos em um mesmo dia e que não foram identificados corretamente por ocasião do parto. Portanto, não se sabendo quem são as suas mães biológicas. Foi constatado que o recurso didático contribuiu de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na construção do conhecimento sobre os conceitos que envolvem a sequenciação de bases nitrogenadas do DNA, como também suas aplicações na transmissão de informações genéticas, além de reforçar o conteúdo da origem da variabilidade genética entre os indivíduos. Assim, o uso do modelo proposto se mostrou uma metodologia eficiente para subsidiar professores em sua prática pedagógica dentro do conteúdo de genética.