UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE UM MODELO DIDÁTICO SIMULANDO APLICAÇÕES DO SEQUENCIAMENTO DE DNA E SUA IMPORTÂNCIA NO RECONHECIMENTO DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO ENTRE BEBÊS RECÉM-NASCIDOS E PARTURIENTES

Autores

  • Mauro Osvaldo Medeiros maurosvaldo@bol.com
  • Sueli Maria Alves sumalves@yahoo.com.br
  • Marcelo Teiji Kimura marcelokimura99@gmail.com

Resumo

O avanço dos estudos genéticos ao longo do tempo resultou em diversas descobertas que impactaram e impactam significativamente a humanidade. Dentre essas descobertas de alta importância social podemos citar o entendimento da transmissão de doenças de mãe ou pai para filho e o teste de paternidade/maternidade. Assim, este trabalho teve como objetivo criar sub­sídios para a fixação de conceitos teóricos de Genética e Biologia Molecular, destacando as aplicações do sequenciamento de DNA e sua importância na identificação das relações de parentesco humanas. Para tal, foi aplicado uma atividade que consistiu numa simulação prática de uma análise genética para identificação molecular relacionada a seis bebês nascidos em um mesmo dia e que não foram identificados corretamente por ocasião do parto. Portanto, não se sabendo quem são as suas mães biológicas. Foi constatado que o recurso didático contribuiu de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na construção do conhecimento sobre os conceitos que envolvem a sequenciação de bases nitrogenadas do DNA, como também suas aplicações na transmissão de informações genéticas, além de reforçar o conteúdo da origem da variabilidade genética entre os indivíduos. Assim, o uso do modelo proposto se mostrou uma metodologia eficiente para subsidiar professores em sua prática pedagógica dentro do conteúdo de genética.

Biografia do Autor

Mauro Osvaldo Medeiros

Professor Associado do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

Sueli Maria Alves

Professora Associada do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

Marcelo Teiji Kimura

Biólogo/Rondonópolis, MT

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Publicado

2023-12-22