APLICAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PARA IDENTIFICAÇÃO GENÉTICA DO SEXO EM TUCANOS COM A UTILIZAÇÃO DE ENZIMA DE RESTRIÇÃO NA ANÁLISE DE SEQUENCIAMENTO DE DNA
Resumo
A utilização de tecnologias de análise molecular da variabilidade do DNA pode auxiliar na resolução de problemas importantes como o da distinção entre machos e fêmeas para a formação de casais que possam viabilizar a continuidade de espécies de aves ameaçadas que não apresentem dimorfismo sexual. Este trabalho teve como objetivo a aplicação de um modelo didático simulando uma análise genética fictícia para identificação do sexo em tucanos, destacando a utilização de enzima de restrição na ordem das sequências das bases nitrogenadas de DNA, dos cromossomos sexuais (Z/W) das aves e, assim, contribuir para o processo ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFR/MT. Para a realização dessa atividade foi disposto aos estudantes uma representação figural/simbólica/numérica que envolve a determinação do sexo presente em cada amostra. Para isso, simulou-se o tratamento das sequências de bases nitrogenadas de DNA com a enzima de restrição Bam HI, que é capaz de reconhecer unidades de repetições GGATCC, permitindo identificar os genes alelos: CHD-Z e CHD-W. Concluiu-se que o modelo didático apresentado causou grande motivação nos estudantes, podendo ser estrategicamente aplicado como um eixo integrador de temas que envolvam a genética e a biologia molecular, pois, os licenciandos conseguiram reconhecer a importância da utilização das enzimas de restrição, como ferramenta auxiliadora nos processos de investigações científicas e para o entendimento da existência de variações entre os tamanhos dos fragmentos que foram gerados por meio da aplicação da enzima Bam HI nas sequências das bases nitrogenadas de DNA (pb) dos machos homogaméticos (ZZ) e das fêmeas heterogaméticas (ZW) de tucanos.