ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DAS ESPÉCIES Azadirachta indica A. Juss. E Prosopis juliflora (Sw.) DC

Autores

  • Marcos Daniel de Sousa Gomes sousamarcosdaniel@gmail.com
  • Fábio José Vieira fjvieira@pcs.uespi.br

Resumo

A exploração da mata nativa para uso como fonte energética e a inserção e proliferação de espécies exóticas, ambos prejudicam o ecossistema e afetam a biodiversidade da Caatinga. Este trabalho busca avaliar o uso da madeira de duas espécies exóticas como lenha, através da análise das propriedades físicas das madeiras e do cálculo IVC, objetivando-se apontar a utilização dessas espécies exóticas, como forma de preservar a mata nativa. Foram coletadas amostras de 10 indivíduos por espécie, e realizadas as análises do teor de umidade e da densidade, e com os valores observados calculou-se os IVC’s. foi verificado que a espécie A. indica A. Juss. apresentou alto teor de umidade, o que influenciou no IVC da espécie. A densidade para ambas as espécies apresentou bons índices. O IVC da espécie A. indica A. Juss. foi de 0,015597, e o da espécie P. juliflora (Sw.) DC foi de 0,021866. Foi concluído que ambas as espécies podem ser utilizadas, onde para que a espécie A. indica A. Juss. possa ser utilizado é necessário passar por um processo de secagem.

Biografia do Autor

Marcos Daniel de Sousa Gomes

(autor para correspondência) Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí, Bolsista PIBIC/CNPq - <sousamarcosdaniel@gmail.com>;

Fábio José Vieira

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí, docente na Universidade Estadual do Piauí - <fjvieira@pcs.uespi.br>.

Downloads

Publicado

2023-07-09