USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADE ESCOLAR DE VÁRZEA GRANDE, MATO GROSSO, BRASIL

Autores

  • Margô De David margodedavid@bol.com.br
  • Jeneffer Soares dos Santos Mamede jenefferss@hotmail.com
  • Gisele Soares Dias gsdduarte@hotmail.com
  • Maria Corette Pasa pasamc@brturbo.com.br

Resumo

Este estudo foi conduzido no município de Várzea Grande, Mato Grosso, em uma comunidade escolar. Foram aplicados questionários e entrevistas do tipo semi estruturadas com perguntas de enfoque sócio econômico e uso de plantas medicinais. Teve por finalidade comprovar o uso efetivo de plantas medicinais no cotidiano bem como um levantamento das plantas mais utilizadas. O perfil geral dos entrevistados mostrou que as mulheres detém a maior parte do conhecimento, sendo que repassam esse uso às gerações futuras e amigos; encontram essas plantas em quintais, supermercados, raizeiros, mato e feiras. As plantas mais encontradas foram Boldo (Plectranthus amboinicus Spreng.), Arruda (Ruta graveolens L.), Babosa (Aloe vera L.), Erva-Cidreira (Lippia alba Mill.), Erva-Santa-Maria (Chenopodium ambrosioides L.), , Hortelã (Menta x vilosa Huds.) e Terramicina (Alternanthera dentata Moench.) e Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata Prain).

Biografia do Autor

Margô De David

Mestranda do PPG em Ciências Florestais e Ambientais. UFMT.

Jeneffer Soares dos Santos Mamede

Mestranda do PPG em Ciências Florestais e Ambientais. UFMT.

Gisele Soares Dias

Mestranda do PPG em Ciências Florestais e Ambientais. UFMT.

Maria Corette Pasa

Dra. do PPG em Ciências Florestais e Ambientais. UFMT.

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