A UTILIZAÇÃO DE MANGÁ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE DIVERSAS DISCIPLINAS: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA DE 2001 A 2021

Autores

  • Jhenyfer Caroliny de Almeida jhenyfer.caroliny@outlook.com
  • Alan de Almeida Marafon alango01@hotmail.com
  • Sandra Regina Marcolino Gherardi sandragherardi@gmail.com

Resumo

Os avanços e mudanças no cenário social e tecnológico necessitam que os educadores se atualizem constantemente o seu método de ensino. Desta forma, o uso de imagens e mídias no contexto escolar surge como um recurso auxiliar e desafiador. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma discussão acerca do uso dos mangás como recurso auxiliar para complementar o processo de ensino-aprendizagem em diversas disciplinas. Trata-se de uma revisão de literatura com base na leitura seletiva de artigos, dissertações, monografias e anais de eventos publicadas entre os anos de 2001 a 2021 com a pesquisa das palavras-chave: mangá; recurso pedagógico; ferramentas pedagógicas; ensino aprendizagem; disciplinas; educação; didática e contextualização. Por meio da leitura e discussão dos textos utilizados nesse trabalho, é possível afirmar como os mangás possuem potencial como ferramenta auxiliadora pelos educadores na contextualização dos conteúdos.  Dessa forma, este trabalho pode contribuir para o incentivo desse recurso em sala de aula, como mais uma possibilidade didática a ser utilizada pelos docentes na contextualização de diversas disciplinas, como história, arte, literatura, química, bioquímica, entre outras. Além disso, os mangás apresentam relevância social, uma vez que propiciam ao aluno desenvolver seu senso crítico, imaginação, noção de preservação ecológica, entre outras habilidades que vão além do ambiente escolar. A pesquisa será pautada nos estudos de autores como Morais e Silva (2021), Santos e Sawada (2020), Luz et al. (2019), entre outros.

Biografia do Autor

Jhenyfer Caroliny de Almeida

Graduanda do curso superior de Formação Pedagógica em Artes Visuais, UNIASSELVI, Carlos Barbosa, RS.

Alan de Almeida Marafon

Graduando do curso superior de Formação Pedagógica em História, UNIASSELVI, Carlos Barbosa, RS

Sandra Regina Marcolino Gherardi

Doutora em Ciência Animal e docente do Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí.

Downloads

Publicado

2023-04-03