MODELO DIDÁTICO APLICADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFR/MT PARA INTERPRETAÇÃO GENOTÍPICA DO TIPO SANGUÍNEO DEDUZIDO PELA SEQUÊNCIA HIPOTÉTICA DE DNA
Resumo
No organismo humano, o sistema de grupo sanguíneo ABO, representa um caso típico de alelos múltiplos, onde de forma dominante e recessiva, os alelos: IA, IB e i, definem a existência de 6 genótipos e 4 fenótipos distintos. Sendo que nos testes de tipagem sanguínea para a identificação dos mesmos, o resultado só apresenta o fenótipo, não sendo possível identificar se o tipo sanguíneo é homozigoto ou heterozigoto. Deste modo, esse trabalho teve por objetivo apresentar uma simulação de como podem ser identificadas através do processo de reações de aglutinação e pelo método de análise com o uso de enzimas de restrição em amostras de DNA, a variabilidade genética dos fenótipos eritrocitários do sistema ABO humano. Para a realização dessa atividade foi disposto aos estudantes uma representação figural/simbólica/numérica de um grupo de 12 pessoas envolvidas em amostras de reações de aglutinação para a identificação das classes fenotípicas sanguínea e onde também foram aplicadas técnicas de análise de identificação baseadas no DNA, comparando o perfil genético das amostras de sangue. Concluiu-se que o modelo didático descrito, pode ser estrategicamente aplicado como um eixo integrador de temas que envolvem a genética e a biologia molecular, facilitando a compreensão de como o uso da enzima de restrição proporciona a determinação das características genotípicas dos grupos sanguíneos do sistema ABO.