O USO DE MODELO REPRESENTATIVO APLICADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFR/MT DE COMO A SELEÇÃO NATURAL AGE SOBRE AS VARIAÇÕES GENÉTICAS DO INSETO APÓS O USO DE INSETICIDA.

Autores

  • Mauro Osvaldo Medeiros maurosvaldo@bol.com.br
  • Sueli Maria Alves sumalves@bol.com.br
  • Marcelo Teiji Kimura marcelokimura99@gmail.com
  • Elza Amélia de Souza sousa08@bol.com.br

Resumo

A genética de populações estuda as manifestações da herança no nível populacional. Ela trabalha com modelos, ou seja, representações simplificadas da realidade, usando para isso os elementos que participam do fenômeno (genes, genótipos, fenótipos, gametas, etc.), representados simbolicamente e regras operacionais capazes de traduzir os fenômenos que estão sendo estudados. Assim, diante das dificuldades apresentadas pelos alunos quanto à compreensão e construção dos conhecimentos relacionados a como se desenvolve a resistência dos insetos aos inseticidas, o presente trabalho teve como objetivo a utilização de um modelo didático para facilitar o processo de ensino aprendizagem sobre o processo evolutivo, especificamente da seleção natural com a utilização dos princípios de Hardy-Weinberg, para o entendimento da origem da variabilidade genética. Para tal, aplicou-se uma atividade de modelagem e de questões com base em características genotípicas de uma população hipotética mendeliana de baratas, a estudantes do 4o semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do município de Rondonópolis no Estado de Mato Grosso. Foram analisadas as frequências gênicas e genotípicas em estudo de caso simulado, a partir da identificação das classes genotípicas antes e depois da ação do inseticida. Os resultados indicaram que após aplicação do inseticida, a população de baratas resistentes aumentou. Portanto, pode-se concluir que na população houve variações nas frequências gênicas, genotípica e fenotípicas, depois da ação do inseticida sendo constatada a ocorrência de resistência ao inseticida. Diante desse fato, e da necessidade de estudos para a evidenciação dos mecanismos que estão conferindo resistência, o modelo didático proposto, mostrou-se uma forma eficiente para trabalhar conceitos e relações dentro do conteúdo de evolução e genética de populações, visto que os alunos ficaram motivados, procurando resolver as questões.

Biografia do Autor

Mauro Osvaldo Medeiros

Professor Associado do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

Sueli Maria Alves

Professor Associado do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

Marcelo Teiji Kimura

Biólogo/UFMT/CUR/UFMT - Rondonópolis, MT

Elza Amélia de Souza

Professor Associado do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

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Publicado

2022-04-09