USO TRADICIONAL, CULTIVO, COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE Alibertia edulis (RICH.) A. RICH. EX DC. (RUBIACEAE)

Autores

  • Thiago Luis Aguayo de Castro thiagoaguayo@gmail.com
  • Claudia Andrea Lima Cardoso claudia@uems.br

Resumo

A espécie Alibertia edulis (Rich.) A.Rich. ex DC. (Ribiaceae) ocorre em biomas brasileiros e em outros países do continente americano e tem sido utilizada para fins medicinais e alimentícios. Pesquisas científicas vêm estudando a germinação e a microprogação da espécie, bem como sua composição química, toxicidade e atividades biológicas. Os extratos demonstram baixa toxicidade e a presença de atividades biológicas relevantes, como antiplaquetária e hipoglicemiante. Também há estudos relativos ao seu uso no controle de pragas agrícolas. Ainda não há registros de patentes no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A composição química dos extratos é marcada pela presença de compostos fenólicos e iridoides. Ainda são necessários mais estudos, tendo em vista o potencial econômico e farmacológico de A. edulis.

Biografia do Autor

  • Thiago Luis Aguayo de Castro

    Técnico em Química, discente no curso de Química Industrial pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados-MS, Brasil. thiagoaguayo@gmail.com

  • Claudia Andrea Lima Cardoso

    Doutora em Química, docente do curso de Química Industrial pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados-MS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-20