USO TRADICIONAL, CULTIVO, COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE Alibertia edulis (RICH.) A. RICH. EX DC. (RUBIACEAE)

Autores

  • Thiago Luis Aguayo de Castro thiagoaguayo@gmail.com
  • Claudia Andrea Lima Cardoso claudia@uems.br

Resumo

A espécie Alibertia edulis (Rich.) A.Rich. ex DC. (Ribiaceae) ocorre em biomas brasileiros e em outros países do continente americano e tem sido utilizada para fins medicinais e alimentícios. Pesquisas científicas vêm estudando a germinação e a microprogação da espécie, bem como sua composição química, toxicidade e atividades biológicas. Os extratos demonstram baixa toxicidade e a presença de atividades biológicas relevantes, como antiplaquetária e hipoglicemiante. Também há estudos relativos ao seu uso no controle de pragas agrícolas. Ainda não há registros de patentes no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A composição química dos extratos é marcada pela presença de compostos fenólicos e iridoides. Ainda são necessários mais estudos, tendo em vista o potencial econômico e farmacológico de A. edulis.

Biografia do Autor

Thiago Luis Aguayo de Castro

Técnico em Química, discente no curso de Química Industrial pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados-MS, Brasil. thiagoaguayo@gmail.com

Claudia Andrea Lima Cardoso

Doutora em Química, docente do curso de Química Industrial pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados-MS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-20