DIVERSIDADE DE TESTACEA (PROTOZOA, RHIZOPODA) EM ÁGUAS SUPERFICIAIS DE ÁREAS SUBMETIDAS A ATIVIDADES AGRÍCOLAS EM CAMPO VERDE/MT

Autores

  • Virginia Siqueira da Silva virginiass@pop.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas e Naturais
  • Edna Lopes Hardoim ehardoim@terra.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Botânica e Ecologia, laboratório de Taxonomia e Ecologia de Microrganismos Aquáticos. Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Botânica e Ecologia, laboratório de Taxonomia e Ecologia de Microrganismos Aquáticos.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivos verificar a contaminação por pesticidas, das águas superficiais de córregos próximos à área cultivo do algodão em Campo Verde/MT, e o impacto destes resíduos sobre assembléias de protozoários. Para tal, substratos de poliuretano foram dispostos em dois córregos, imediatamente após a pulverização com inseticidas, colonizados e coletados após 20 dias. Amostras de água foram coletadas para análise de pesticidas e os espremidos das esponjas foram fixados para levantamento de Testacea. Para cada estação de amostragem, foram calculados a riqueza, a abundância, os índices de diversidade de Simpson e Shannon-Wiener, equitabilidade e o índice de similaridade de Sorensen. A riqueza aumentou ligeiramente durante o período amostrado ao contrário da abundância, que diminuiu no transcorrer do período. Da mesma forma que a riqueza, a equitabilidade e os índices de diversidade também aumentaram gradativamente, em todas as estações, durante o período do estudo; apenas o aumento da diversidade de Simpson entre a 1ª e demais coletas foi significativo indicando um peso maior das espécies comuns na diversidade de espécies das amostras. Os valores baixos de similaridade, observados nas avaliações da 1ª coleta, em todas as estações amostrais, sugerem que as estações apresentam comunidades muito diferentes entre si. As estações Pivô e Ponte, as quais se encontram no mesmo curso d’água, apresentaram maior similaridade, que se manteve estável no decorrer das coletas, indicando que provavelmente sofreram a ação de agentes modificadores de forma bastante semelhante.

Downloads

Edição

Seção

Artigos