ESTIRPES DE RIZÓBIOS E NITROGÊNIO MINERAL NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Pterogyne nitens

Autores

  • Theilon Henrique de Jesus Macêdo theilonhenrique@gmail.com
  • Vinícius Alves Rodrigues vinicius14cnn@gmail.com
  • Joilson Silva Ferreira joilsonsf@yahoo.com.br

Resumo

A fixação biológica de nitrogênio é um processo natural realizado por bactérias fixadoras de nitrogênio, como os rizóbios, e sua atividade simbiótica contribui em ganho produtivo das plantas produzidas. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da inoculação de bactérias do gênero Rhizobium no desenvolvimento inicial de Pterogyne nitens. Para isso, sementes desta espécie foram coletadas de árvores matrizes, semeadas em vasos com capacidade volumétrica de 12 dm-3 e inoculadas com as estirpes BR 3630, BR 6205, BR 6212, BR 4406 e um isolado nativo de raízes de P. nitens, além das doses de 25 mg.dm-3 e 50 mg.dm-3 de nitrogênio mineral e um tratamento controle. As plantas foram cultivadas por 96 dias em casa de vegetação, e ao final do experimento, avaliou-se: a altura da parte aérea, biomassas frescas e secas da parte aérea, sistema radicial e total. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo Teste LSD a 5% de significância. Não foi constatada a presença de nódulos no sistema radicial da espécie estudada nas condições avaliadas. O tratamento suplementado com 25 mg.dm-3 é o mais indicado para o desenvolvimento das mudas de P. Nitens. A estirpe BR 4406 apresentou resultado promissor nas condições testadas.

Biografia do Autor

Theilon Henrique de Jesus Macêdo

Mestrando em Ciências Florestais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Vitória da Conquista, BA. (theilonhenrique@gmail.com).

Vinícius Alves Rodrigues

Mestrando em Agronomia/Fitotecnia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Estrada Bem Querer, Km 04 s/n, Candeias, Vitória da Conquista, BA, CEP 45083-800. (vinicius14cnn@gmail.com) *Autor para correspondência.

Joilson Silva Ferreira

Docente do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA. (joilsonsf@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2020-10-17