CAPACIDADE DE FORRAGEIO E PREFERÊNCIA ALIMENTAR DA ESPÉCIE INVASORA Lithobates catesbeianus (SHAW, 1802) EX SITU

Autores

  • Gustavo Gimenez Monicce gugazinho15@gmail.com
  • Paulo Ricardo Dell’Armelina Rocha ricardodellarmelina@gmail.com
  • Ana Beatriz Carollo Rocha Lima abeatrizcrl@gmail.com

Resumo

Espécies invasoras exercem um impacto crucial sobre a biodiversidade. O presente estudo investigou a capacidade de forrageio da espécie invasora Lithobates catesbeianus (rã-touro) a fim de subsidiar a compreensão do potencial de impacto que as atividades de forrageamento da espécie podem causar em ambientes naturais. Para isso, foi realizado um experimento em que diferentes itens alimentares foram ofertados a um indivíduo adulto de L. catesbeianus e aspectos como a capacidade de forrageio, a relação de tamanho presa/predador preferencial e as preferências alimentares do indivíduo experimental foram avaliadas. O experimento foi realizado no Laboratório Charles Darwin da Universidade Paulista (UNIP) campus Jundiaí entre os dias 16 de outubro e 09 de novembro de 2019. O indivíduo ingeriu 79,5 g de alimento no período de nove dias e escolheu preferencialmente T. molitor, que dentre as presas ofertadas era a de maior comprimento. Os resultados indicam que o comprimento e a massa das presas podem ter sido fatores determinantes para a escolha alimentar deste indivíduo. Dessa forma, o presente estudo traz informações inéditas que podem contribuir para a compreensão do impacto que L. catesbeianus pode exercer sobre a biodiversidade local.

Biografia do Autor

Gustavo Gimenez Monicce

Bacharel em Ciências Biológicas. Universidade Paulista (UNIP) campus Jundiaí. 

Paulo Ricardo Dell’Armelina Rocha

Médico Veterinário Patologista. Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental. Universidade Paulista (UNIP, campus Indianópolis). 

Ana Beatriz Carollo Rocha Lima

Mestre em Biologia Animal (UNICAMP), especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos (IFCE/ANA), doutorado em andamento em Patologia Ambiental e Experimental (UNIP, campus Indianópolis). Professora adjunta da Universidade Paulista (UNIP, campus Jundiaí), curso de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências da Saúde. abeatrizcrl@gmail.com

 

Autor para correspondência: Ana Beatriz Carollo Rocha Lima. Universidade Paulista-UNIP, campus Jundiaí, Instituto de Ciências da Saúde. Avenida Armando Giassetti, 577 - Vila Hortolândia - Trevo Itu/Itatiba - Jundiaí – SP, CEP 13214-525, Tel.: (11) 4815-2333.

Downloads

Publicado

2020-05-17