DIVERSIDADE, ANÁLISE ESTRUTURAL E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DA VEGETAÇÃO LENHOSA DA RESTINGA DA PRAIA DA GUIA, SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL

Autores

  • Brenda Hellen Izidio de Paiva brendahizidio@gmail.com
  • Eduardo Bezerra de Almeida Jr ebaj25@yahoo.com.br

Resumo

O objetivo desseestudo foi entender a relação entre a estrutura da comunidade vegetal lenhosa e a potencial provisão de serviços ambientais de uma área de restinga. O estudo foi realizado na Praia da Guia, São Luís, Maranhão. Foram plotados 50 pontos quadrantes para analisar a comunidade lenhosa; após isso foram analisados e descritos os parâmetros fitossociológicos e os serviços ecossistêmicos. A amostragem resultou em 42 espécies, 20 famílias e 200 indivíduos. As famílias de maior riqueza foram Myrtaceae e Rubiaceae (5 cada) e Arecaceae e Malpighiaceae (2 cada). As famílias mais representativas em número de indivíduos Myrtaceae (35), Rubiaceae (31), Anacardiaceae (30), Arecaceae e Burseraceae (com 20 indivíduos, cada). O índice de Shannon foi 3.03 nat.ind-1. As espécies de maior VI foram Anacardium occidentale, Astrocaryum vulgare, Protium heptaphyllum, Eugenia biflora e Chomelia obtusa, detendo alto potencial medicinal, ornamental e ecológico para a provisão de serviços ecossistêmicos como regulação climática, polinização e alimentação.

 

Biografia do Autor

Brenda Hellen Izidio de Paiva

Mestra em Biodiversidade e Conservação, Universidade Federal do Maranhão, São Luís – MA, 65080-805. 

Eduardo Bezerra de Almeida Jr

Doutor em Botânica, Professor Adjunto IV (DE) do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, São Luís – MA, 65080-805. 

Downloads

Publicado

2020-05-17