EDITORIAL

Autores

  • Elza Amélia de Souza sousa08@bol.com.br

Resumo

Caros pesquisadores e leitores

 

 

Neste mês, a revista de publicação científica “Biodiversidade” completa 19 anos de existência e vem trazendo contribuições acadêmicas que ressaltam a importância da Biodiversidade do Brasil.

Por conta disso, a revista “Biodiversidade” nesse seu primeiro volume de 2020, apresenta artigos sobre as espécies existentes na região amazônica onde encontra-se uma grande diversidade de plantas nativas, com importante potencial econômico, atraindo, a atenção dos segmentos alimentício, farmacêutico e cosmético.

Acredita-se que a Amazônia possua quase 60% de todas as formas de vida do planeta. Porém, apenas 30% delas são conhecidas pela ciência. Para se ter uma ideia, podem ser encontradas de 40 a 300 espécies de árvores diferentes por hectare. Na América do Norte, esse número varia entre 4 a 25.

Grande parte da população brasileira faz uso de plantas medicinais para tratar seus problemas de saúde. Diante disso, as indústrias têm focado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não levam em consideração que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração.

Na agricultura, o Brasil possui exemplos de repercussão internacional sobre o desenvolvimento de biotecnologias que geram riquezas por meio do adequado emprego de componentes da biodiversidade. Assim, o uso de instrumentos tecnológicos avançados modifica significativamente a fisionomia do sistema, com um impacto evidente em relação às variedades de vida.

O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas e desenvolver tecnologias, é capaz de criar várias coisas, mas não consegue recriar um habitat que ele mesmo danificou. É importante saber que cada espécie de planta extinta, ocasiona a perda de várias espécies de insetos e outros animais que dela dependem.

Por esse motivo, a biodiversidade deve ser protegida, seja por meio da conscientização, das políticas ambientais ou da pesquisa científica a fim de divulgar as ações protetoras a respeito da diversidade biológica no mundo atual.

 

Desse modo, convidamos todos os pesquisadores da área para contribuírem com suas pesquisas nas próximas edições.

 

Agradecemos a todos por compartilhar esta primeira edição de 2020.

Biografia do Autor

Elza Amélia de Souza

Dra. Elza Amélia de Souza
Prof. Associada do Dep. de Biologia/ICEN/CUR/UFMT
Membro do Conselho Editorial/Revista Biodiversidade

Downloads

Publicado

2020-04-02