Uma proposta para o preparo de bases de dados utilizadas nos ajustes de modelos de crescimento e produção florestal

Autores

  • Samuel de Pádua Chaves e Carvalho sam.padua@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Mariana Peres de Lima mari_plima@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

10.34062/afs.v2i3.2468

Palavras-chave:

Estabilidade, Acurácia, Biometria Florestal.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo, propor um conjunto de etapas para o preparo de base de dados originados de parcelas permanentes tradicionalmente utilizadas nos ajustes de modelos de crescimento e produção florestal para as florestas homogêneas e equiâneas tipicamente plantadas no Brasil, e destinadas a um único uso nos processos industriais como as de celulose e papel, por exemplo. Para compor o ajuste foram selecionadas vinte e uma parcelas com quatro remedições cada. Destas vinte e uma, quatro, selecionadas aleatoriamente, tiveram a sua última medição retirada da base de ajuste para fins de validação da metodologia descrita neste estudo. Cinco etapas foram propostas: 1 – Taxa de Sobrevivência mínima; 2 – Índice de Uniformidade mínimo aceitável; 3 – Taxa crescente no incremento em altura média dominante e codominante; 4 – Taxa crescente no incremento em área basal; 5 - Remoção de outliers para a variável volume por meio do gráfico de caixas. Os resultados permitiram concluir sobre a robustez do método proposto com melhoria da precisão em 7% garantindo maior acurácia, além da melhoria na estabilidade de projeção da ordem de 21%. Portanto, ao optarmos pela metodologia descrita no estudo no preparo de ajustes de modelos de produção florestal, ela fornecerá ao gestor florestal a construção de cenários de planejamento mais realísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Pádua Chaves e Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Laboratório de Manejo Florestal (LManFlor), Faculdade de Engenharia Florestal (FENF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Campus Universitário, 78060-900, Cuiabá-MT, Brasil.

Mariana Peres de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Laboratório de Manejo, Exploração, Colheita, Estradas, Transporte e Logística Florestal (METFLOR), Faculdade de Engenharia Florestal (FENF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Campus Universitário, 78060-900, Cuiabá-MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-09-30