Análise comparativa da percepção de moradores de Mossoró RN à respeito da arborização urbana

Autores

  • Ismael Costa da Silva mamelcosta@gmail.com
    Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Rejane Tavares Botrel rtbotrel@ufersa.edu.br
    Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Vinícius Gomes de Castro vinicius.castro@ufersa.edu.br
    Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Tarcísio da Silveira Barra tarcisiobarra@uern.br
    Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

DOI:

10.34062/afs.v9i2.13048

Resumo

A arborização urbana é um fator indispensável para melhoria do bem-estar da população e, por isso, esta deve participar ativamente do seu processo de planejamento. O presente trabalho teve como objetivo analisar, comparativamente, a percepção ambiental a respeito da arborização urbana, de moradores de dois bairros do município de Mossoró - RN, em dois períodos distintos (2010 e 2019). Para a coleta de dados foi utilizado o método qualitativo descritivo com a aplicação de um questionário semiestruturado com quatorze questões objetivas de múltipla escolha e/ou dissertativas, dialogadas com os moradores, a fim de perceber como estes interagem com o seu meio e como percebem a arborização do seu entorno. De acordo com os moradores, a a principal função da arborização urbana, implantada entre os dois anos em que as entrevistas foram realizadas, foi indicada como a melhoria do conforto térmico representado pelas vantagens “produção de sombra” e “redução de calor nos meses mais quentes do ano”. A maioria dos moradores apresentaram percepção favorável, ambientalmente, à presença da arborização urbana, dada a importância de seus benefícios como conforto térmico e qualidade de vida dentro do espaço urbano. Todavia, os entrevistados relataram que a árvore seria mais um elemento estruturante do ambiente urbano, com funções mitigadoras do clima, do que como um elemento natural, necessário à manutenção e sustentabilidade das relações entre os seres vivos.

 

Biografia do Autor

Ismael Costa da Silva, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2020) e Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professor de geografia da Prefeitura Municipal de Mossoró. 

Rejane Tavares Botrel, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2001) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Tem experiência na área de Ecologia com ênfase em Ecologia de comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica florestal, etnobotânica, florística e fitossociologia e arborização. Atualmente é professora associada III da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Vinícius Gomes de Castro, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2000) e mestrado em Ciências Florestais - Kyoto University (2004). Doutor em Tecnologia da Madeira na Universidade Federal do Paraná, UFPR (2014), com ênfase em desenvolvimento de novas tecnologias para produção de painéis a base de madeira. Também possui experiência profissional nas áreas de Tecnologia de Madeira, Educação Ambiental, Colheita Florestal e Arborização Urbana. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Mossoró, RN.

Tarcísio da Silveira Barra, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994) e mestrado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: evapotranspiração, climatologia, geociências, climatologia, secas, recursos naturais e solos, ensino de Geografia e estagio supervisionado em Geografia.

Downloads

Publicado

2022-07-29