Análise comparativa da percepção de moradores de Mossoró RN à respeito da arborização urbana

Autores

  • Ismael Costa da Silva mamelcosta@gmail.com
    Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Rejane Tavares Botrel rtbotrel@ufersa.edu.br
    Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Vinícius Gomes de Castro vinicius.castro@ufersa.edu.br
    Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Tarcísio da Silveira Barra tarcisiobarra@uern.br
    Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34062/afs.v9i2.13048


Resumo

A arborização urbana é um fator indispensável para melhoria do bem-estar da população e, por isso, esta deve participar ativamente do seu processo de planejamento. O presente trabalho teve como objetivo analisar, comparativamente, a percepção ambiental a respeito da arborização urbana, de moradores de dois bairros do município de Mossoró - RN, em dois períodos distintos (2010 e 2019). Para a coleta de dados foi utilizado o método qualitativo descritivo com a aplicação de um questionário semiestruturado com quatorze questões objetivas de múltipla escolha e/ou dissertativas, dialogadas com os moradores, a fim de perceber como estes interagem com o seu meio e como percebem a arborização do seu entorno. De acordo com os moradores, a a principal função da arborização urbana, implantada entre os dois anos em que as entrevistas foram realizadas, foi indicada como a melhoria do conforto térmico representado pelas vantagens “produção de sombra” e “redução de calor nos meses mais quentes do ano”. A maioria dos moradores apresentaram percepção favorável, ambientalmente, à presença da arborização urbana, dada a importância de seus benefícios como conforto térmico e qualidade de vida dentro do espaço urbano. Todavia, os entrevistados relataram que a árvore seria mais um elemento estruturante do ambiente urbano, com funções mitigadoras do clima, do que como um elemento natural, necessário à manutenção e sustentabilidade das relações entre os seres vivos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ismael Costa da Silva, Universidade Federal Rural do Semiárido

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2020) e Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professor de geografia da Prefeitura Municipal de Mossoró. 

  • Rejane Tavares Botrel, Universidade Federal Rural do Semiárido

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2001) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Tem experiência na área de Ecologia com ênfase em Ecologia de comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica florestal, etnobotânica, florística e fitossociologia e arborização. Atualmente é professora associada III da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

  • Vinícius Gomes de Castro, Universidade Federal Rural do Semiárido

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2000) e mestrado em Ciências Florestais - Kyoto University (2004). Doutor em Tecnologia da Madeira na Universidade Federal do Paraná, UFPR (2014), com ênfase em desenvolvimento de novas tecnologias para produção de painéis a base de madeira. Também possui experiência profissional nas áreas de Tecnologia de Madeira, Educação Ambiental, Colheita Florestal e Arborização Urbana. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Mossoró, RN.

  • Tarcísio da Silveira Barra, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994) e mestrado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: evapotranspiração, climatologia, geociências, climatologia, secas, recursos naturais e solos, ensino de Geografia e estagio supervisionado em Geografia.

Downloads

Publicado

2022-07-29