Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O documento está em arquivo Word, folha A4, margens de 2,5 cm (direita, esquerda, superior e inferior), o texto está em espaço simples; parágrafo de 1 cm; justificado; usa fonte Times New Roman de 10 pontos; todas as linhas numeradas; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. O arquivo deve seguir o templete disponível para download.

     

  • Indicação de três revisores da área de submissão para avaliação do artigo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÕES

A submissão de manuscritos será realizada mediante o sistema eletrônico (plataforma SEER), sendo necessário estar cadastrado como autor.

Tipos de manuscritos: Artigo Científico, Revisão e Nota Técnica.

Para a submissão, o manuscrito deve estar formatado de acordo com as diretrizes para autores, seguindo o templete disponível para download.

O link do ORCID de todos autores deve ser inserido em metadados.

Conforme a necessidade, o Conselho Editoral reserva-se o direito de solicitar um atestado de comprovação que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da instituição de origem.

 

A submissão de manuscritos ao periódico ADVANCES IN FORESTRY SCIENCE implica em:

- Não ter sido publicado parcialmente ou totalmente em outro periódico científico.

- Não ter sido submetido para avaliação em outro periódico científico.

- Concordância da submissão por parte de todos os autores.

- A veracidade das informações e o caráter técnico-científico serão de responsabilidade dos autores.

- O periódico não se responsabiliza por qualquer tipo de processo judicial que por ventura seja atribuído aos manuscritos publicados.

- Os manuscritos publicados pelo periódico em qualquer modalidade (Artigo Científico, Revisão ou Nota Técnica) não poderão ser submetidos ou publicados por outro meio de divulgação científica.

- Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.

- O periódico não se responsabiliza pela divulgação de marcas e produtos comerciais que eventualmente podem ser citados no texto, não caracterizando qualquer tipo de recomendação por parte do Conselho Editoral e demais Editores e Revisores responsáveis pelo periódico.

- A identificação de plágio em qualquer fase da tramitação do manuscrito, implicará em rejeição automática, impossibilitando a solicitação de reconsideração pelos autores.

 

FASES DA TRAMITAÇÃO

Fase 1 - Todos os manuscritos submetidos serão pré-avaliados por meio de um processo de triagem pelo Conselho Editoral. De acordo com a necessidade, os Editores reservam-se o direito de sugerir readequações no formato de apresentação do manuscrito.

Fase 2 - Os manuscritos aprovados pelo processo de triagem serão avaliados por três consultores Ad. Hoc. Os revisores serão selecionados quanto a afinidade, experiência e especialidade, os quais deverão estar em conformidade com o tema do manuscrito.

Fase 3 - Primeiro julgamento do manuscrito pelo Conselho Editoral conforme os pareceres emitidos pelos consultores Ad. Hoc. No caso de haver dois ou mais pareceres desfavoráveis, o manuscrito será rejeitado nessa fase.

Fase 4 - Refere-se a fase de correções e ajustes dos textos (somente os aprovados na Fase 3) pelos autores conforme as avaliações dos consultores Ad. Hoc. Durante o envio do texto corrigido, os autores deverão elaborar uma carta resposta, onde serão apontadas todas as sugestões acatadas e não acatadas. As sugestões não acatadas deverão ser justificadas.

Fase 5 - Avaliação das correções dos autores pelo Conselho Editoral, com a decisão final. Em caso de necessidade, o manuscrito poderá ser submetido para nova avaliação pelos consultores Ad. Hoc.

Fase 6 - Todos os manuscritos aceitos para publicação serão submetidos ao processo de editoração e formatação, sendo reservado aos autores, o direito de leitura de prova previamente a publicação. Após a publicação do manuscrito, não será permito qualquer tipo de alteração ou ajuste no texto científico.

 

INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

 

Formatação básica

Os artigos científicos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês, seguindo obrigatoriamente a formatação do template disponível no link: 

https://drive.google.com/file/d/1f18eY83a2UvAb1RxN_YFg87UQF3bIZPv/view?usp=sharing

- Arquivo no formato Word

- Folha A4

- Fonte: Times New Roman, tamanho 10.

- Número de páginas (considerando tabelas, figuras e referências bibliográficas): Artigo Científico - máximo de 16 páginas; Revisão - máximo de 20 páginas; Nota Técnica - máximo de 8 páginas.

 

Arquivos a serem submetidos

1 - Texto científico (identificado como: Artigo Científico, Revisão ou Nota Técnica). Não deve apresentar a identificação dos autores.

2 - Carta de apresentação contendo o nome completo dos autores, endereços/instituição e correio eletrônico. 

3- Indicação de três revisores da área de submissão para avaliação do artigo.

 

Estruturação do texto para Artigo Científico

O texto científico deverá ser estruturado conforme os itens: Título, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências. Os Resultados e Discussão poderão ser apresentados em apenas um item. O item Agradecimentos é opcional. Todos os itens deverão ser formatados em negrito. Subitens poderão ser acrescentados ao texto, em formato itálico e somente a primeira letra em maiúsculo. Todos os itens devem ser alinhados a esquerda e sem parágrafo.

 

Estruturação do texto para Revisão

O texto científico deverá ser estruturado conforme os itens: Título, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, itens e subitens a serem abordados, Considerações Finais, Agradecimentos, Referências. Os itens Considerações Finais e Agradecimentos são opcionais. Todos os itens deverão ser formatados em negrito. Subitens poderão ser acrescentados ao texto, em formato itálico e somente a primeira letra em maiúsculo. Todos os itens devem ser alinhados a esquerda e sem parágrafo.

 

Estruturação de texto para Nota Técnica

O texto científico deverá ser estruturado conforme os itens: Título, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão (incluindo as conclusões no último parágrafo), Agradecimentos, Referências. O item Agradecimentos é opcional. Todos os itens deverão ser formatados em negrito. Subitens poderão ser acrescentados ao texto, em formato itálico e somente a primeira letra em maiúsculo. Todos os itens devem ser alinhados a esquerda e sem parágrafo.

 

Descrição dos itens

 

Título

Centralizado. Apenas a primeira letra da primeira palavra deverá ser apresentada em maiúsculo. Os nomes científicos deverão ser apresentados em latim e sem o descritor. Apresentar o título na versão inglesa e portuguesa.

 

Resumo e Abstract

Justificado. Envolve uma breve apresentação do tema conforme o tipo de manuscrito, devendo abranger sucintamente o tema da pesquisa, objetivos, critérios e métodos estatísticos, principais resultados e conclusões/recomendações. Mínimo de 150 e máximo de 250 palavras. Não deve apresentar citações de autores.

 

Palavras-chave e Keywords

Poderão ser apresentados no mínimo três e no máximo seis Palavras-chave/Keywords, sendo que não poderão estar contidas no título. Somente a primeira letra de cada palavra deve estar em maiúsculo.

 

Introdução

Deve conter uma breve apresentação do tema, destacando os conceitos/definições, importância/justificativa do estudo, bem como aspectos relacionados a protocolos, técnicas e procedimentos, enfatizando a originalidade e novidades da pesquisa para o setor florestal. A introdução deve ser embasada em referencial teórico dos últimos 10 anos (exceto as referências clássicas). O último parágrafo deve apresentar os objetivos da pesquisa.

 

Material e Métodos

Descrever todos os aspectos relacionados ao planejamento, implantação, condução, execução, coleta de dados e critérios estatísticos durante o experimento. Deve-se apresentar o máximo de informações e detalhes para que o experimento possa atender o princípio de repetibilidade.

 

Resultados

Apresentação detalhada de todos os resultados da pesquisa, podendo utilizar recursos visuais como tabelas, gráficos e/ou figuras.

 

Discussões

Deve-se apresentar a fundamentação teórica dos princípios biológicos envolvidos que influenciaram os resultados observados. Enfatizar os avanços que a pesquisa poderá proporcionar em relação ao setor florestal. Deve ser embasado em referencial teórico dos últimos 10 anos (exceto as referências clássicas e de considerável importância para a área de pesquisa).

 

Conclusões

Devem ser claras, objetivas e curtas. As conclusões devem responder apenas as hipóteses testadas, sem descrever os fatores influentes para uma determinada resposta ou qualquer tipo de explicação adicional.

 

Agradecimentos

Opcional. Deve-se apresentar as fontes importantes que contribuíram para a realização da pesquisa.

 

Referências

Citar todas as referências bibliográficas contidas no texto. Os autores devem citar, preferencialmente, referencias bibliográficas dos últimos 10 anos, visando atender o princípio de avanços do conhecimento científico nas linhas de pesquisas.

 

Tabelas

O título das tabelas deverá ser redigido em caixa baixa (utilizar fonte Times New Roman tamanho 10) e posicionado acima do corpo da tabela, sendo que apenas a primeira letra da primeira palavra deverá apresentar letra maiúscula. As tabelas deverão ser inseridas no corpo do texto e deverão apresentar caráter auto-explicativo. Notas de rodapés poderão ser incluídas conforme a necessidade. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 10. Identificar as tabelas em ordem cronológica conforme as chamadas no texto (Ex.: Tabela 1, Tabela 2).

 

Figuras

O título das figuras deverá ser redigido em caixa baixa (utilizar fonte Times New Roman tamanho 10) e posicionado abaixo do corpo da figura, sendo que apenas a primeira letra da primeira palavra deverá apresentar letra maiúscula. Todas as figuras deverão apresentar resolução adequada para garantir a qualidade das informações. O envio das figuras deve atender os formatos jpg ou tif. As Figuras digitalizadas deverão ter, no mínimo, 300 dpi de resolução. Identificar as tabelas em ordem cronológica conforme as chamadas no texto (Ex.: Figura 1, Figura 2). Figuras coloridas serão aceitas para publicação online, contudo em caso de impressão, será utilizado somente os pigmentos da faixa preto, cinza e branco.

 

Citações e referências bibliográficas

Todas as citações de artigos, livros, teses e dissertações no texto do manuscrito deverão atender os seguintes formatos:

- Citação simples no texto: Gonçalves (2010)

- Citação simples entre parênteses: (Carvalho 2012) ou (Hunter 2012; Galhardo 2013)

- Citação com dois autores no texto: Maldonado e Figueira (2012)

- Citação com dois autores entre parênteses: (Maldonado e Figueira 2012)

- Citação com mais de dois autores no texto: Christen et al. (2013)

- Citação com mais de dois autores entre parênteses: (Christen et al. 2013)

Deverá ser obedecida a ordem cronológica de publicação dos trabalhos científicos durante a citação dos autores, tanto no texto quanto entre parênteses (do mais antigo ao mais recente).

Não será aceito a citação no formato apud, sendo que os autores deverão consultar as referências originais, evitando com isso, a possível disseminação de informações incorretas.

As referências bibliográficas deverão atender o limite mínimo de 60% de citações de artigos científicos.

 

Modelos de referências bibliográficas

 

Artigo

Amri E, Lyaruu HVM, Nyomora AS, Kanyeka ZL (2010) Vegetative propagation of African Blackwood (Dalbergia melanoxylon Guill. & Perr.): effects of age of donor plant, IBA treatment and cutting position on rooting ability. New Forests, 39(2):183–194. doi: 10.1007/s11056-009-9163-6

 

Livro

Hartmann HT, Kester DE, Davies JR FT, Geneve RL (2011) Plant propagation: principles and practices. 8th Edition. São Paulo: Prentice-Hall. 915p.

 

Capítulo de livro

Keller ERJ, Senula A (2010) Cryopreservation of plant germplasm. In: Davey MR, Anthony P (ed) Plant cell culture: essential methods. London: John Wiley & Sons, Ltd. p.131-151.

 

Tese e Dissertação

Graner EM (2009) Morphophysiological evaluations of the development of pejibaye microplants treated with bioregulators. Dissertation, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo. 242p.

 

Resumo em ANAIS

Kundu SK, Luukkanen O (2003) Genetic diversity and breeding strategies of the neem (Azadirachta Indica). In: XII World Forestry Congress, Québec City, Canada.

 

Software

McCune B, Mefford MJ (1997) PC-ORD. Multivariate analysis of ecological data. Version 3.0. Oregon, USA.

 

Unidades de medidas e abreviaturas

Adotar o Sistema Internacional de Medidas (SI).

 

Equações e fórmulas

Deverão ser editadas com o uso de software compatível com o programa de edição do texto. Todos os componentes das equações e fórmulas deverão ser descritos detalhadamente, inclusive apresentando as respectivas unidades de medidas.

 

Nome de espécies

Apresentar o nome científico atualizado com os descritores. O nome científico deve estar em formato itálico e somente a primeira letra do gênero em maiúscula.

Artigos

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