Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão e Identidade: A Advances In Forestry Science é um periódico eletrônico de acesso aberto, revisado por pares e com publicação trimestral pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nossa missão principal é avançar e disseminar o conhecimento científico original em todo o espectro das ciências florestais e ambientais. Buscamos fomentar a inovação, a discussão crítica e um entendimento mais profundo nessas áreas, servindo como uma plataforma para pesquisadores e profissionais de todo o mundo.

Política de Acesso Aberto: O periódico oferece acesso aberto e imediato a todo o seu conteúdo, partindo do princípio de que a disponibilização gratuita da pesquisa apoia um maior intercâmbio global de conhecimento e acelera a descoberta científica.

Escopo: A Advances In Forestry Science aceita contribuições significativas que abrangem pesquisas teóricas e aplicadas em diversas áreas relacionadas aos ecossistemas florestais e ao meio ambiente. Os tópicos incluem, mas não se limitam a:

  • Ecologia e Biologia Florestal

  • Silvicultura e Manejo Florestal (incluindo abordagens sustentáveis e baseadas em ecossistemas)

  • Inventário, Mensuração e Modelagem Florestal

  • Ciência da Madeira, Produtos Florestais e Tecnologia

  • Sistemas Agroflorestais

  • Solos e Hidrologia Florestal

  • Conservação Florestal, Ecologia da Restauração e Manejo da Biodiversidade

  • Economia, Política e Ciências Sociais Florestais

  • Impactos da Mudança Climática, Adaptação e Mitigação em Ecossistemas Florestais

  • Sensoriamento Remoto, SIG e Geomática aplicados ao Monitoramento Florestal e Ambiental

  • Ciências Ambientais com foco em saúde florestal, impactos da poluição e estratégias de conservação

Tipos de Manuscritos: O periódico publica os seguintes tipos de manuscritos:

  • Artigos de Pesquisa Original: Apresentando novas descobertas substanciais baseadas em pesquisa empírica. (Foco principal)

  • Artigos de Revisão: Sínteses abrangentes e críticas do conhecimento existente sobre tópicos específicos dentro do escopo do periódico.

  • Notas Técnicas: Descrevendo novos métodos, técnicas ou equipamentos relevantes para a área.

Incentivamos fortemente os autores a aproveitarem os benefícios dos preprints! Compartilhar seu manuscrito em um servidor de preprints (como SciELO Preprints, bioRxiv, EarthArXiv, etc.) antes da submissão à Advances In Forestry Science é uma excelente maneira de comunicar rapidamente seus resultados, obter feedback valioso e documentar suas descobertas. Fique tranquilo, a Advances In Forestry Science considera a postagem de preprints uma prática positiva que não constitui publicação prévia e não interferirá na consideração do seu trabalho para publicação conosco. Sugerimos que o preprint seja vinculado ao artigo final publicado após a aceitação.

Política de Idiomas: Os manuscritos podem ser submetidos em inglês ou português. No entanto, para maximizar a visibilidade e o impacto internacional, a submissão em inglês é fortemente encorajada. Manuscritos submetidos em inglês terão prioridade durante o processo de revisão e publicação.

Público-Alvo: A Advances In Forestry Science atende a um público internacional que inclui pesquisadores, acadêmicos, estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais da área ambiental e florestal, formuladores de políticas e gestores que atuam em silvicultura, ciências ambientais, conservação e disciplinas relacionadas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os manuscritos submetidos passam por um rigoroso processo de revisão por pares para garantir a precisão científica, originalidade, novidade e relevância. A Advances In Forestry Science emprega um sistema de revisão por pares duplo-cego. As decisões editoriais finais são baseadas nas recomendações dos revisores, na avaliação do conselho editorial e no alinhamento com o escopo e os padrões do periódico. Os editores se reservam o direito de sugerir ou exigir modificações nos manuscritos para garantir clareza, concisão e aderência às normas de publicação.

Periodicidade

Atualmente, o periódico apresenta caráter trimestral de publicação.

Divulgação e Taxas

Todos os manuscritos científicos aprovados para a publicação serão divulgados gratuitamente por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER. Não será cobrado qualquer tipo de taxa durante as fases do processo de submissão, avaliação, editoração ou publicação.

Patrocinadores

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da UFMT