Setor Pesqueiro no Estado do Pará: Concentração Espacial e Fragilidades da Cadeia Produtiva
Resumo
A atividade pesqueira é considerada uma das atividades mais tradicionais da Amazônia, enquanto ligada ao próprio modo de vida da região, entretanto, existem limitações complexas em todos os ramos da cadeia produtiva. A atividade é caracterizada basicamente pela pesca industrial, concentrada, em maior grau, nas capitais dos estados da região Norte; pela pesca comercial artesanal; e pela pesca de pequeno porte, em toda Bacia Hidrográfica da Amazônia desenvolvida por populações tradicionais e/ou ribeirinhas. Assim sendo, propõe-se neste artigo analisar as características dessa atividade no estado do Pará, no período de 1990 a 2005, enquanto atividade dinâmica ou não, pois, relativamente aos outros estados da região Norte, ela se apresenta como mais dinâmica. A metodologia empírica principal utilizada será uma análise do número de estabelecimentos e empregos formais (RAIS/MTE) existentes nas atividades que integram toda cadeia produtiva, através do índice de concentração industrial locacional - Índice de Concentração Normalizado – ICN, com o intuito de dar um sentido de espacialização da cadeia através da localização municipal no período de 2000 a 2005. Ainda, com base na Matriz Insumo-Produto para o Estado do Pará, analisar já em 1990, o efeito multiplicador dessa atividade no estado. A conclusão mais pertinente a que chega o artigo é a falta de elos mais fortes em toda cadeia produtiva dessa atividade nesse Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.