Uma Análise Multidimensional da Pobreza dos Municípios Paranaenses em 2010
Palavras-chave:
Pobreza multidimensional, Paraná, Determinantes da Pobreza, Econometria espacialResumo
O presente trabalho traz uma análise multidimensional da pobreza para os municípios do estado do Paraná, no ano de 2010. Para isso, construiu-se um indicador de pobreza multidimensional (usando o método fuzzy), analisando a proximidade dos municípios quanto aos resultados (estatística I de Moran), estimando, na sequencia, os fatores determinantes dessa pobreza, via econometria espacial. Como resultado observou-se uma concentração dos melhores resultados nas regiões oeste e norte do Paraná. Como determinantes da condição de pobreza, identificaram-se os seguintes fatores, cuja influencia é positiva (ou seja, que tende a elevar a condição de pobreza): razão de dependência, população rural e índice de Gini. E os que exercem efeito negativo (retraindo o índice) são: escolaridade, PIB e emprego per capita. Além disso, a defasagem espacial se mostrou relevante, indicando que a pobreza em um determinado município é explicada positivamente pela incidência de pobreza nos municípios vizinhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.