A ELASTICIDADE DE TRANSMISSÃO DE PREÇOS ENTRE OS ELOS DE MERCADO: Produtor, atacado e varejo na comercialização da carne bovina no período de 1997 a 2013
DOI:
10.30781/repad.v4i2.10069Palavras-chave:
Agronegócio, Elasticidade, Transmissão de Preços.Resumo
O agronegócio brasileiro contribui essencialmente para o desenvolvimento econômico do país. Inserida nesse complexo está a cadeia de carne bovina com um percentual significativo para as exportações brasileiras impulsionando a economia através de sua participação no consumo interno de alimentos. Neste trabalho, analisa-se a elasticidade de transmissão de preços entre os elos de mercado, na cadeia da carne bovina. O modelo proposto foi implementado utilizando-se teste de raiz unitário de Dickey-Fuller Aumentado (ADF), teste de cointegração de Johansen e método de Vetor Auto Regressivo (VAR) e Vetor de Correção de Erros (VEC), Decomposição da Variância e finaliza-se com a função de impulso resposta com o choque de 1% nos elos dentro das cadeias estudadas. Os dados analisados são referentes aos preços da carne de boi praticados no atacado, no varejo e ao produtor, entre julho de 1997 e dezembro de 2013. Observa-se, de acordo com os resultados encontrados, que o atacado é o principal responsável pela transmissão de preços entre os demais elos, ou seja, choques de preço ocorridos no atacado são transmitidos de forma significativa para o produtor e o varejo.Downloads
Referências
ABIEC - Associação Brasileira das Indústria exportadoras de carne. Disponível em: http://www.abiec.com.br/Imprensa.aspx.pdf. Acesso 25/03/2019.
BACCHI, M.R.P., Previsão de preços de bovino, suíno e frango, com modelos de séries temporais. 1994. Tese (Doutorado em economia) Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
BACCHI, M.R.P., Previsão de preços de bovino, suíno e frango, com modelos de séries temporais. 1994. Tese (Doutorado em economia) Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
BARROS, G.S.A, ADAMI, A.C. O, ZANDONÁ, N.F, Embarques dos produtos do agronegócio recuam em 2014. CEPEA/ESALQ/USP. Piracicaba/SP, (2015).
BARROS, G.S.A, Agronegócio Brasileiro, perspectivas, desafios e uma Agenda para seu desenvolvimento. CEPEA/LES-ESALQ/USP. Piracicaba /SP, (2006).
BARROS, G.S.A. Economia da Comercialização Agrícola, CEPEA/LES-ESALQ/USP, Piracicaba /SP, 221 p. (2007).
BARROS, G. S.A. de C. Transmissão de preços pela Central de Abastecimento de São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Economia, v.44, n1, p.5-20, jan/mar.1990.
BUENO, R. L. S. Econometria de séries temporais. São Paulo: Thomson-Learning, 2011.
CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. Disponível em: .Acesso em 15/09/2015.
DICKEY, D.A. and W.A. Fuller (1981). “Likelihood Ratio Statistics For Autoregressive Time Series With A Unit Root,” Econometrical 49, 1057-1072.
ENDERS, W. Appied Econometric Times Series. New York: Jonh Wiley, 1995. 433 p.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/658189/1/DOC442009.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2015.
GARDNER, B. L. The Farm-Retail price Spread in a Competitive Food Industry. American Journal of Agricultural Economics, v. 57, n. 3, p. 399-409, 1975.
GUJARATI, D. N. Econometria Básica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora LTDA, 2006.
JOHANSEN, SOREN. Likelihood-Based Inference in Cointegrated Vector Autoregressive Models. Oxford: Clarendon Press. 1995.
MARGARIDO, M.A. Transmissão de preços internacionais de suco de laranja para preços ao nível de produtor de laranja no Estado de São Paulo. Instituto de Economia Agrícola. Coleção Estudos Agrícolas 6. São Paulo-SP. 1998.
MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agronegócio Brasileiro: Uma Oportunidade de Investimentos. Disponível em: < http://www.agricultura.gov.br/portal/>. Acesso em: 12 de agosto de 2015.
MENDES, J. T. G., PADILHA JR., J. B. Agronegócio: uma abordagem econômica. Pearson Prentice Hall, 2007. 369 p.
MANKIW, N. G. Introdução à economia: princípios de micro e macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PINDYCK, Robert S.; RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia, 7º ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
SANTANA, A. C. de. Métodos Quantitativos em Economia: Elementos e Aplicações. Belém: UFRA, 2003. 484p.
ZYLBERSZTAJN, D. Economia das Organizações. In: ZYLBERSZTAJN, D; NEVES, M. F. (Orgs.) Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.