Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre affordances emergentes de interações de professores de inglês via WhatsApp

Autores

  • Junia de Carvalho Fidelis Braga juniadecarvalhobraga@gmail.com
  • Ronaldo Corrêa Gomes Junior ronaldocgomes@gmail.com
  • Antônio Carlos Soares Martins acsmartins@gmail.com

Palavras-chave:

Aprendizagem móvel, formação de professores, affordance

Resumo

Com base no conceito de affordance, discutimos neste artigo a integração de dispositivos móveis na formação continuada de professores de inglês e investigamos as percepções desses professores sobre o uso desses dispositivos, bem como as ações advindas dessas percepções. Os resultados, pautados na análise do corpus gerado nas interações via WhatsApp e de um questionário, indicam que os professores percebem os dispositivos e aplicativos móveis como ferramentas que podem ser usadas em sua formação e prática. As affordances mais recorrentes, entretanto, referem-se ao uso dos materiais de áudio produzidos durante as interações via WhatsApp para o desenvolvimento das habilidades orais dos próprios participantes.

Biografia do Autor

Junia de Carvalho Fidelis Braga

Doutora em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professora na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e como pesquisadora na linha de Linguagem e Tecnologia. Seus interesses de pesquisa incluem aprendizagem móvel, jogos digitais e formação de professores com enfoque na integração de tecnologias digitais

Ronaldo Corrêa Gomes Junior

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Letras da UFMG nas áreas de Linguagem e Tecnologia e Ensino de Inglês. Nessa faculdade, é membro do núcleo de pesquisa LingTec e integrante do LALINTEC (Laboratório de Linguagem e Tecnologia).

Antônio Carlos Soares Martins

Doutor em linguística aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais  e  professor colaborador no Mestrado Profissional em Letras, na Universidade Estadual de Montes Claros, na linha de pesquisa “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”.

Referências

ALMEIDA, R.; ARAÚJO JR, C. O uso de dispositivos móveis no contexto educativo: análise de teses e dissertações nacionais. Tempos e Espaços em Educação, v.6. n. 11, p.25-36, 2013.

BARAN, E. A Review of research on mobile learning in teacher education. Education, Technology & Society, v. 17, n.4, p. 17-32,2014.

BATEMAN, T. Smartphones give you wings: Pedagogical affordances of mobile Web 2.0. Australian Journal of Educational Technology, v. 26, n.1, p. 1-14, 2010.

BURDEN, K.; ATKINSON, S. Evaluating pedagogical affordances of media sharing Web 2.0 technologies: A case study. In: ATKINSON, R.; MCBEATH, C. (Eds.). Hello! Where are you in the landscape of educational technology? Proceedings of the 25th ASCILITE Conference. Melbourne, Australia: Deakin University, 2008. p. 641-652. Disponível em: <http://www.ascilite.org/conferences/melbourne08/procs/>. Acesso: 01 mar. 2016.

BRAGA, J. C. F. English language teaching on the wings of mobility: a study on the affordances of mobile learning in classroom practice. In: OLIVEIRA, A. L. A. M.; BRAGA, J. C. F. (Org.). Inspiring Insights from an English Teaching Scene. Belo Horizonte: CEI-Curso de Especialização em Ensino de Inglês, 2017. p. 149-171

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Trad. de Newton R. Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1999.

CHURCHILL, E. A dynamic system account of learning from ecology to form relations. Applied Linguistics, Oxford University Press, v. 29, n. 3, p. 339-358, 2007.

CROMPTON, H. A historical overview of mobile learning: towards learner-centered education. In: BERGE, Z.; MUILENBURG, L. (Ed.). Handbook of mobile learning. New York: Routledge, Muillenburg and Berge, 2013. p. 3-14

GIBSON, J. J. The ecological approach to visual perception. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1986.

DÖRNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics: quantitative, qualitative and mixed methodologies. Oxford, New York: Oxford University Press, 2007.

HOLIDAY, A. Doing and Writing Qualitative Research. London: Sage, 2002.

KUKULSKA-HULME, A. Aligning Migration with Mobility: female immigrants using smart technologies for informal learning show the way. Presented at

UNESCO Mobile Learning Week Symposium. Paris, France, 2013. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/ED/ICT/pdf/Kukulska-Hulme.pdf. Acesso em: 15 set. 2015.

______.; TRAXLER, J. Mobile Learning: a handbook for educators and trainers. Abingdon, New York: Routledge. 2005.

MCLUHAN, M. Understanding Media: The Extensions of Man. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.

NICHOLAS, H.; NG, W. Mobile Seamless Learning and its Pedagogy. In: WONG, L. H.; MILRAD, M.; SPECHT, M. (Ed.). Seamless Learning in the Age of Mobile Connectivity. London: Springer, 2015. p. 261-280.

MCLOUGHLIN, C.; LEE, M. Social software and participatory learning: Pedagogical choices with technology affordances in the Web 2.0 era. In: ICT: Providing choices for learners and learning. Proceedings ascilite Singapore 2007. Disponível em: <http://www.ascilite.org.au/conferences/singapore07/procs/mcloughlin.pdf> Acesso em: 01 mar. 2016

NORMAN, D. A. Affordance, conventions, and design. Interactions, 1999, 6.3, p. 38–43. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1145/301153.301168>. Acesso em: 01 mar. 2016

TRAXLER, J. Defining, Discussing and Evaluating Mobile Learning: The moving finger writes and having writ. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, [S.l.], v. 8, n. 2, jun. 2005.

UNESCO. Diretrizes de políticas para aprendizagem móvel 2014. Disponível em:<http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641e.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2015.

VAN LIER, L. Interaction in the Language Curriculum: awareness, autonomy e authenticity. London and New York: Longman, 1996.

______. From input to affordance. In: LANTOLF, J. P. (ed). Sociocultural theory and second language learning. Oxford University Press, Oxford, 2000. p.245-259.

______.The ecology and semiotics of language learning: a sociocultural perspective. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2004.

______. An ecological-semiotic perspective on language and linguistics. In: KRAMSCH, C. (Ed.). Language acquisition and language socialization: ecological perspectives. London: Continuum, 2002. p. 140-164.

PAIVA, V. L. M. O e. Affordances for language learning beyond the classroom. In: BENSON, P.; REINDERS, H. Beyond the language classroom. New York: Palgrave Macmillan, 2011. p. 59-71.

PACHLER, N. Research methods in mobile and informal learning: Some issues. In.: VAROULA, G.; PACHLER, N.; KUKULSKA-HULME,A. (Eds). Research Mobile Learning: Frameworks, Tools and research Desingns. Oxford: Peter Lang, 2009. p. 01-15.

PEGRUM, M. Mobile learning: languages, literacies and cultures. London: Palgrave Macmillan, 2014.

PUENTEDURA, R. A brief introduction to TPCK and SAMR. Freeport workshop slides, 8 December. Ruben R. Puentedura’s weblog. 2012. Disponível em: <http://www.hippasus.com/rrpweblog/archives/2011/12/08/BriefIntroTPCKSAMR.pdf> . Accesso em: 05 ago. 2015.

ROYLE, K. STAGER, S. TRAXLER, J. Teacher development with mobiles: comparative critical factors. Prospects, 44 (1), p. 29-42, 2014.

SANTOS COSTA, G. S. Mobile Learning: explorando potencialidades com o uso do celular no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública. 182 p. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

SARMENTO, M. J. O estudo de caso etnográfico. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto; VILELA, Rita T. (Org.). Itinerários de Pesquisa: Perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

SACCOL A., SCHLEMMER E. e BARBOSA J. m-learming e u-learning – novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

BRAGA, J. de C. F.; GOMES JUNIOR, R. C.; SOARES MARTINS, A. C. Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre affordances emergentes de interações de professores de inglês via WhatsApp. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 35/1, p. 50–72, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6033. Acesso em: 24 nov. 2024.