CONFIGURANDO UM AVO (AMBIENTE VIRTUAL DE ORIENTAÇÃO): INSTRUMENTAÇÃO DE UM PROFESSOR EM PROPOSTA DE INCENTIVO AO USO DO TIC E AVA NO NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
Neste artigo apresentarei uma proposta de instrumentação docente em TIC, ocorrida pela configuração de um ambiente virtual(MOODLE) para orientação de alunos de pós-graduação em Linguística,com projetos de formação e ensino de línguas mediado por tecnologiasdigitais. O contexto é o do ensino como trabalho, mobilizado por um editalda IES destinado a incentivar o uso de TIC. Seguindo pressupostos teóricosa dotados pelo Grupo ALTER e confrontada com as finalidades configuradas no texto do edital, a instrumentação envolveu a reorganização deconteúdos fornecidos por disciplina sobre as etapas no processo de realizaçãoda pesquisa: planejamento, execução e divulgação, e sobreaffordances dos artefatos: informação, comunicação e produção.
PALAVRAS-CHAVE: instrumentação de professor em TIC, configuraçãode AVA, ensino como trabalho, orientação de pós-graduandos.
CONFIGURATING A 'VEA'(VIRTUAL ENVIRONMENT FOR ADVISING): A TEACHER'S INSTRUMENTATION IN A PROJECT FOR THE ENCOURAGEMENT OF ICT AND VLE USAGE AT GRADUATE LEVEL.
ABSTRACT: In this paper, I will present a proposal for teachers’instrumentation in ICT by the configuration of a virtual learningenvironment (MOODLE) for advising Linguistics graduate students’projects on teacher education and language teaching mediated by digitaltechnologies. The context of the proposal is teaching as work,occasioned by an announcement from the IHE to encourage the use ofICT. Following the theoretical assumptions adopted by the ALTERresearch group, and confronted with the goals set in the text of theannouncement, the instrumentation involved the reorganization ofcontents provided by a graduate course in the research process steps:planning, implementation and dissemination, and of the artifactsaffordances: information, communication and production.
KEYWORDS: teacher instrumentation in ICT, VLE configuration,teaching as work, graduate advising