OS INTERESSES EM TORNO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR-163: TRAMAS POLÍTICAS ENVOLVIDAS NA CONSOLIDAÇÃO DE UM NOVO CORREDOR LOGÍSTICO NA AMAZÔNIA

Autores

  • Eduardo Margarit eduardo-max@bol.com.br

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os embates políticos em torno do projeto de pavimentação da BR-163 no contexto do avanço da fronteira agrícola na Amazônia, revelando a constituição das redes políticas envolvidas com a incorporação de áreas no agronegócio da soja. A rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) foi construída na década de 1970 no coração da Amazônia brasileira e provocou inúmeras mudanças na organização do espaço em seu entorno. A pavimentação do trecho matogrossense da rodovia permitiu o desenvolvimento e a modernização dos circuitos produtivos da soja para exportação. Entretanto, o trecho da BR-163 que atravessa o Estado do Pará não é pavimentado. A pavimentação deste trecho da BR-163 beneficiará a população e principalmente a soja produzida no Mato Grosso, que poderá ser exportada através de Santarém. A pavimentação da BR-163 envolve diversos atores políticos e econômicos, que estabelecem alianças, dando origem à formação de redes políticas. Entretanto, essas relações são assimétricas, gerando conflitos entre grupos e atores distintos. As corporações do agronegócio exercem pressão pela pavimentação da rodovia e os movimentos sociais se unem para evitar que a pavimentação venha a agravar os atuais problemas sócioambientais.

Biografia do Autor

Eduardo Margarit

Publicado

2013-11-01