O AGRO TECH-POP-TUDO E AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS EM UMA CIDADE DO AGRONEGÓCIO NO CERRADO: Primavera do Leste-MT

Autores

  • Alexandre Eduardo Santos ale.edu.geo@gmail.com
    Licenciado em Geografia (UFMT/CUA), mestre e doutorando em Geografia (UFG/REJ). Professor substituto do curso de Geografia da UFMT/CUA.

Palavras-chave:

Urbanização no Cerrado, cidade do agronegócio, desigualdades socioespaciais, Primavera do Leste-MT.

Resumo

A ideia de que o agronegócio é tech, pop e tudo, tem adentradoaos lares brasileiros por meio da campanha Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil. Frente à  larga difusão midiática que a campanha tem alcançado, este  texto tem como objetivo, fazer uma contraposição à essa ideia do agro tech-pop-tudo,  considerando o processo de avanço da fronteira agrícola nos domínios do Cerrado brasileiro, a consequente territorialização da agricultura capitalista e a urbanização que origina centros urbanos com profundas desigualdades socioespaciais, tendo como espaço de análise empírica, o município de Primavera do Leste no estado de Mato Grosso. Assim, a pesquisa contou com revisão bibliográfica, análise documental e trabalho de campo em Primavera do Leste. O município apresenta as características da urbanização que ocorre em função da agricultura moderna e que promove a reprodução acentuada das desigualdades socioespaciais.

Downloads

Publicado

2018-07-17

Como Citar

Santos, A. E. (2018). O AGRO TECH-POP-TUDO E AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS EM UMA CIDADE DO AGRONEGÓCIO NO CERRADO: Primavera do Leste-MT. Revista Geoaraguaia, 8(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/6984

Edição

Seção

Artigos