O ALCANCE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS E O DISCURSO DO MÉRITO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB

Autores

  • Fernanda Dione Sales de Souza nandadione@hotmail.com
    Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Especialista em Ensino de Geografia do Brasil e Educação e Diversidade Étnico Cultural.
  • Janyne Barbosa jany462@yahoo.com.br
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Especialista em Educação e Diversidade Étnico Cultural e mestre em Educação.

Palavras-chave:

Sistema de cotas, Ação afirmativa, Meritocracia.

Resumo

O artigo em questão analisa a realidade da aceitação dos cotistas negros da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista-BA no ano de 2016. Este estudo propõe uma investigação desde o começo desta ação afirmativa na referida instituição, até os dias atuais.A pesquisa desenvolvida se caracteriza como um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa, em que entrevistas semiestruturadas, questionários fechados, pesquisa documental e bibliográfica foram utilizados como instrumentos de coleta de dados com o objetivo deaveriguar a aceitação dos cotistas negros esta comunidade acadêmica. Percebeu-se que a atenção dada à realidade educacional dos cotistas negros da UESB, oportunizou uma manifestação do ponto de vista docente e cotista inserida nesta instituição, possibilitando o surgimento de falas e discursos reveladores das intempéries e dificuldades enfrentadas pelos cotistas negros, sobretudo, no reconhecimento de seus atributos intelectuais, na reafirmação de sua raça, cultura e condições socioeconômicas. Os resultados revelaram que é necessária adequação desta política afirmativa com o intuito de acentuar o desempenho candidatos cotistas no vestibular, bem como amadurecimento dos discursos meritocráticos que rondam a instituição.

Sistema de cotas, Ação afirmativa, Meritocracia.

 

Biografia do Autor

Fernanda Dione Sales de Souza, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Especialista em Ensino de Geografia do Brasil e Educação e Diversidade Étnico Cultural.

 

 

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Souza, F. D. S. de, & Barbosa, J. (2016). O ALCANCE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS E O DISCURSO DO MÉRITO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB. Revista Geoaraguaia, 6(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4903

Edição

Seção

Artigos