A violência no campo no período da ditadura militar: um recorte na região da Prelazia de São Félix do Araguaia em 1970 a 1980

Autores

  • Fernanda Queiroz de Menezes Mestranda em História pela UFMT

Palavras-chave:

Violência. Ditadura Militar. Igreja.

Resumo

O presente artigo trata da questão da violência no campo no período da ditadura militar, momento que os projetos de ocupação dirigida ganharam mais ênfase e assim, a região que abrange a Prelazia de São Félix do Araguaia fora privilegiada por projetos agropecuários. Várias empresas agropecuárias chegaram nesta área com uma nova lógica organizacional, provocando conflitos agrários. A Igreja Católica desempenhou na Prelazia de São Félix do Araguaia um papel fundamental na defesa das populações que já ocupavam aquelas áreas.

Biografia do Autor

Fernanda Queiroz de Menezes, Mestranda em História pela UFMT

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Frutal (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e PCN do Ensino Fundamental,buscando atuar nas diversas áreas da sua formação. É graduanda em História pela Universidade Federal do Mato Grosso, vinculada ao Núcleo de Pesquisa em História, pesquisando sobre o tema Repressão Política no Campo, mestranda também em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

ALVES, Leonice Aparecida de Fátima; GOMES, Maria Henriqueta dos Santos. Murais do Araguaia – uma aproximação. In: História, terra e trabalho em Mato Grosso. HARRES, Marluza Marques; JOANONI NETO, Vitale (Orgs). São Leopoldo: Oikos; Unisinos; Cuiabá: EdUFMT, 2009.

ALVES, Leonice Aparecida de Fátima, JOANONI NETO, Vitale. O “Estatuto da Terra” e as Políticas Agrárias no Mato Grosso: algumas reflexões. In: BARROZO, João Carlos (Orgs). Mato Grosso: a (re) ocupação da terra na fronteira amazônica (Século XX). São Leopoldo: Oikos; Unisinos; Cuiabá: EdUFMT, 2010.

ARENDT, Hannah. Sobre a Violência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

CASALDÁLIGA, Pedro. Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social. São Félix do Araguaia, 1971. (mimeo).

D'ARAUJO, Maria Celina; SOARES, Glaucio Ary Dillon; CASTRO, Celso (orgs). Os Anos de chumbo: a memória militar sobre a repressão. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

ESTATUTO da Terra. Legislação Agrária Atualizada. São Paulo; Sugestões Literárias, 1978.

CASTRAVECHI, Luciene Aparecida. Correntes do Araguaia: A exploração de trabalhadores migrantes no Nordeste de Mato Grosso durante a década de 1970. Cuiabá: UFMT, 2012. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, 2012.

ESTERCI, Neide. Conflito no Araguaia: Peões e posseiros contra a grande empresa. Petrópolis: Vozes, 1987.

FICCO, Carlos. Espionagem, polícia, política, censura e propaganda: os pilares básicos da repressão. In: O Brasil Republicano: O tempo da ditadura - regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves (Orgs). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012 – vol. 4.

GOMES, Maria H. dos Santos. Murais da Libertação no Araguaia/MT: materialização da resistência e luta de um povo esquecido durante os anos de chumbo.Cuiabá: UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, 2009. Monografia (Licenciatura e Bacharelado), 2009.

GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. História, trabalho e memória política. Revista Mundos do Trabalho. v. 5, n. 10 (2013) ED: UFSC.

IANNI, Octávio. A luta pela terra: história social pela terra e da luta pela terra numa área da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1979.

JOANONI NETO, Vitale. As diferentes faces da Igreja católica mato-grossense no último quarto do século XX. In: Igreja católica e os cem anos de arquidiocese de Cuiabá (1910-2010). PERARO, Maria Adenir (Orgs). Cuiabá: EdUFMT/FAPEMAT, 2009.

JOANONI NETO, Vitale. Fronteiras da Crença: Ocupação do Norte de Mato Grosso após 1970. Cuiabá: Carlini & Carniato Editorial; EdUFMT – Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2007.

KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Revista de Estudos Históricos, vol. 5, n. 10. Rio de Janeiro. 1992.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: A degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2009.

REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (orgs) O golpe e a ditadura militar: quarenta anos depois (1964-2004). Bauru, São Paulo: Edusc, 2004.

Downloads

Publicado

2014-06-14

Como Citar

Menezes, F. Q. de. (2014). A violência no campo no período da ditadura militar: um recorte na região da Prelazia de São Félix do Araguaia em 1970 a 1980. Revista Outras Fronteiras, 1(1), 6–30. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/82