Fanon e a filosofia afro-diaspórica

Desconstruindo perspectivas de embranquecimento

Autores

  • Wilson Junior Ferreira dos Santos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Frantz Fanon, Édouard Glissant, crioulização

Resumo

O objetivo central desta pesquisa é analisar o estilo adotado por Frantz Fanon na produção da obra “Pele Negra, Máscaras Brancas”. Para tanto, partimos das categorias desenvolvidas por Édouard Glissant em seus estudos sobre os processos de crioulização e diáspora. Problematizou-se a produção historiográfica a partir de Paget Henry, que associa Fanon a um lugar de manutenção de perspectivas de embranquecimento. Neste artigo, seguimos vertente contrária, notabilizando uma lacuna do pensamento de Henry no que se refere a Fanon.

Biografia do Autor

Wilson Junior Ferreira dos Santos, Universidade de São Paulo

Formado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atualmente bolsista de Demanda Social pela CAPES na Universidade de São Paulo, cursando Mestrado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP).Interessado em: História e Arqueologia, Arqueologia da diáspora e História da diáspora e da escravidão brasileira. Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8225403617975137

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Publicado

2025-02-22

Como Citar

Junior Ferreira dos Santos, W. (2025). Fanon e a filosofia afro-diaspórica: Desconstruindo perspectivas de embranquecimento. Revista Outras Fronteiras, 10(01), 100. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/593