HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DOS SABERES SUBALTERNOS: ANÁLISE INTRODUTÓRIA DOS AVANÇOS E DESAFIOS VIVENCIADOS PELA POPULAÇÃO NEGRA EM DIFERENTES CONTEXTOS E TEMPORALIDADES
Resumo
Este trabalho procura analisar a importância dos avanços e desafios vivenciados pela população negra em diferentes contextos e temporalidades da história. Tendo em vista a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira no sistema educacional brasileiro, e que passados quase duas décadas da sua implantação, são constatadas imensas desigualdades entre brancos e negros. Sobretudo em decorrência do predomínio do ensino de história unilateral e eurocêntrico.Referências
CEREZER, Osvaldo Mariotto. Diretrizes Curriculares para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena: implementação e impactos na formação, saberes e práticas de professores de história iniciantes (Mato Grosso , Brasil). Tese ( Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2015; COSTA, Cândida Soares da. Educação para as Relações Étnico-Raciais: planejamento escolar e literatura no ensino médio. Cuiabá: EdUFMT, 2013; HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 2ª ed. São Paulo: Selo Negro, 2008; MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o racismo na escola. 2º ed. Brasília: MEC/BID/UNESCO, 2005.
SILVA, Luzinete Santos. A Aprendizagem de História e Cultura Afro-brasileira a partir das Narrativas de Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Rondonópolis-MT. 2018.239p. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós- Graduação em História, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da História única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p.14.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de manuscritos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista Outras Fronteiras, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas.