PALAVRA PÚBLICA, ENTRE O DESVIO E A REOBJETUALIZAÇÃO: UMA TRAMA PARA O LETREIRO LUMINOSO NA ARTE CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Letreiros. Arte contemporânea. Palavra-mídia.Resumo
No início da década de 1980, o projeto Messages to the public levou uma série de palavras de artistas para o primeiro painel Spectacolor instalado na Times Square, em Nova York. A iniciativa, que se estendeu até 1990, abriu caminho para uma poética que tornaria frequente o uso de letreiros luminosos, particularmente a escrita em neon, em trabalhos de artistas como Robert Montgomery, Regina Parra, Jenny Holzer, Carmela Gross, entre tantos outros. Neste artigo, a partir de revisão de fontes primárias e secundárias, e de entrevistas com artistas, busco relacionar três tendências da história da arte do século XX que viabilizaram a ocorrência do letreiro elétrico publicitário na arte contemporânea.Referências
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 2011.
BISHOP, Claire. Artificial hells. Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso, 2012.
BUCHLOH, Benjamin H. D. Conceptual Art 1962-1969: From the aesthetic of administration to the critique of institutions. In: October, Vol. 55, 1990, p. 105-143.
COLAÇO, Fábio. Entrevista V. [Entrevista concedida a] Rodrigo Maceira. São Paulo, jul. 2020. DUCHAMP, Marcel. Eleven Europeans in America. In: The Bulletin of the Museum of Modern Art 13, no. 4/5 (1946): 2-39.
GOLDIE, Peter; SCHELLEKENS, Elisabeth. Who’s afraid of conceptual art?. New York: Routledge, 2010.
HIGGINS, Hannah. Fluxus experience. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 2002.
HOME, Stewart. Assalto à cultura. Utopia, subversão, guerrilha na (anti) arte do século XX. São Paulo: Conrad, 1999.
IOSIFESCU, Mark; KUGELBERG, Johan. Jane Dickson in Times Square. New York: Anthology Editions, 2018.
IVAIN, Gilles. Formulary of a new urbanism. In: KNABB, Ken. Situationist International Anthology. Berkeley: Bureau of Public Secrets, 2006.
JAPPE, Anselm. Guy Debord. Barcelona: Editorial Anagrama, 1998.
JORN, Asger. The situationists and automation. In: KNABB, Ken. Situationist International Anthology. Berkeley: Bureau of Public Secrets, 2006.
KNIGHT, Cher Krause. Public art. Theory, practice and populism. Malden: Blackwell Publishing, 2008.
KOSUTH, Joseph. Art after Philosophy. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake (org.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge: MIT Press, 2000.
KWON, Miwon. One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge: The MIT Press, 2004.
LACY, Suzanne (ed.). Mapping the terrain. New Genre Public Art. Seattle: Bay Press, 1995.
LE sens du dépérissement de l’art. In: Internationale Situationniste #3, 1959.
LEFEBVRE. Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.
LEFEBVRE. Henri. La producción del espacio. Madrid: Capitán Swing Libros, 2013.
LEWITT, Sol. Paragraphs on Conceptual Art. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake (org.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge: MIT Press, 2000.
LEWITT, Sol. Sentences on Conceptual Art. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake (org.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge: MIT Press, 2000.
LIPPARD, Lucy R. Six years: The dematerialization of the art object from 1966 to 1972… Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1973.
MONTGOMERY, Robert. Robert Montgomery: Ghost In The Machine. [Entrevista concedida a] John-Paul Pryor. Dazed Digital. Dez. 2010. Disponível em: https://www.dazeddigital.com/artsandculture/article/9142/1/robert-montgomery-ghost-in-the-machine. Acesso em: 23 set. 2019.
MONTGOMERY, Robert. Word on the street: Robert Montgomery. [Entrevista concedida a] Ashley W. Simpson. Interview Magazine. Abr. 2012. Disponível em: https://www.interviewmagazine.com/art/robert-montgomery. Acesso em abr. 2018.
NAVARRO, Luis (org.). Potlatch. Internacional Letrista. Madrid: Literatura Gris, 2001.
PARRA, Regina. Entrevista VI. [Entrevista concedida a] Rodrigo Maceira. São Paulo, jul. 2020.
PERNIOLA, Mario. Los situacionistas. Historia crítica de la última vanguardia del siglo XX. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2018.
ROBERTS, John. The intangibilities of form. Skill and deskilling in art after the readymade. London: Verso, 2007.
RORIMER, Anne. New art in the 60s and 70s: redefining reality. London: Thames & Hudson, 2001.
SCHIMMEL, Paul. Arte y acción. Entre la performance y el objeto 1949-1979. Barcelona: Museu D’art Contemporani de Barcelona, 1998.
STEPHENS, Paul. Absence of clutter. Minimal writing as art and literature. Cambridge: The MIT Press, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de manuscritos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista Outras Fronteiras, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas.