PALAVRA PÚBLICA, ENTRE O DESVIO E A REOBJETUALIZAÇÃO: UMA TRAMA PARA O LETREIRO LUMINOSO NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Rodrigo Maceira PGEHA - USP

Palavras-chave:

Letreiros. Arte contemporânea. Palavra-mídia.

Resumo

No início da década de 1980, o projeto Messages to the public levou uma série de palavras de artistas para o primeiro painel Spectacolor instalado na Times Square, em Nova York. A iniciativa, que se estendeu até 1990, abriu caminho para uma poética que tornaria frequente o uso de letreiros luminosos, particularmente a escrita em neon, em trabalhos de artistas como Robert Montgomery, Regina Parra, Jenny Holzer, Carmela Gross, entre tantos outros. Neste artigo, a partir de revisão de fontes primárias e secundárias, e de entrevistas com artistas, busco relacionar três tendências da história da arte do século XX que viabilizaram a ocorrência do letreiro elétrico publicitário na arte contemporânea.

Biografia do Autor

Rodrigo Maceira, PGEHA - USP

Doutor em Artes pelo PGEHA-USP e professor da ESPM-SP. Autor das coletâneas de contos "Um céu diferente daquele de lá" e "Até de repente". http://lattes.cnpq.br/5921019549832309

Referências

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 2011.

BISHOP, Claire. Artificial hells. Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso, 2012.

BUCHLOH, Benjamin H. D. Conceptual Art 1962-1969: From the aesthetic of administration to the critique of institutions. In: October, Vol. 55, 1990, p. 105-143.

COLAÇO, Fábio. Entrevista V. [Entrevista concedida a] Rodrigo Maceira. São Paulo, jul. 2020. DUCHAMP, Marcel. Eleven Europeans in America. In: The Bulletin of the Museum of Modern Art 13, no. 4/5 (1946): 2-39.

GOLDIE, Peter; SCHELLEKENS, Elisabeth. Who’s afraid of conceptual art?. New York: Routledge, 2010.

HIGGINS, Hannah. Fluxus experience. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 2002.

HOME, Stewart. Assalto à cultura. Utopia, subversão, guerrilha na (anti) arte do século XX. São Paulo: Conrad, 1999.

IOSIFESCU, Mark; KUGELBERG, Johan. Jane Dickson in Times Square. New York: Anthology Editions, 2018.

IVAIN, Gilles. Formulary of a new urbanism. In: KNABB, Ken. Situationist International Anthology. Berkeley: Bureau of Public Secrets, 2006.

JAPPE, Anselm. Guy Debord. Barcelona: Editorial Anagrama, 1998.

JORN, Asger. The situationists and automation. In: KNABB, Ken. Situationist International Anthology. Berkeley: Bureau of Public Secrets, 2006.

KNIGHT, Cher Krause. Public art. Theory, practice and populism. Malden: Blackwell Publishing, 2008.

KOSUTH, Joseph. Art after Philosophy. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake (org.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge: MIT Press, 2000.

KWON, Miwon. One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge: The MIT Press, 2004.

LACY, Suzanne (ed.). Mapping the terrain. New Genre Public Art. Seattle: Bay Press, 1995.

LE sens du dépérissement de l’art. In: Internationale Situationniste #3, 1959.

LEFEBVRE. Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

LEFEBVRE. Henri. La producción del espacio. Madrid: Capitán Swing Libros, 2013.

LEWITT, Sol. Paragraphs on Conceptual Art. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake (org.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge: MIT Press, 2000.

LEWITT, Sol. Sentences on Conceptual Art. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake (org.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge: MIT Press, 2000.

LIPPARD, Lucy R. Six years: The dematerialization of the art object from 1966 to 1972… Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1973.

MONTGOMERY, Robert. Robert Montgomery: Ghost In The Machine. [Entrevista concedida a] John-Paul Pryor. Dazed Digital. Dez. 2010. Disponível em: https://www.dazeddigital.com/artsandculture/article/9142/1/robert-montgomery-ghost-in-the-machine. Acesso em: 23 set. 2019.

MONTGOMERY, Robert. Word on the street: Robert Montgomery. [Entrevista concedida a] Ashley W. Simpson. Interview Magazine. Abr. 2012. Disponível em: https://www.interviewmagazine.com/art/robert-montgomery. Acesso em abr. 2018.

NAVARRO, Luis (org.). Potlatch. Internacional Letrista. Madrid: Literatura Gris, 2001.

PARRA, Regina. Entrevista VI. [Entrevista concedida a] Rodrigo Maceira. São Paulo, jul. 2020.

PERNIOLA, Mario. Los situacionistas. Historia crítica de la última vanguardia del siglo XX. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2018.

ROBERTS, John. The intangibilities of form. Skill and deskilling in art after the readymade. London: Verso, 2007.

RORIMER, Anne. New art in the 60s and 70s: redefining reality. London: Thames & Hudson, 2001.

SCHIMMEL, Paul. Arte y acción. Entre la performance y el objeto 1949-1979. Barcelona: Museu D’art Contemporani de Barcelona, 1998.

STEPHENS, Paul. Absence of clutter. Minimal writing as art and literature. Cambridge: The MIT Press, 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Maceira, R. (2021). PALAVRA PÚBLICA, ENTRE O DESVIO E A REOBJETUALIZAÇÃO: UMA TRAMA PARA O LETREIRO LUMINOSO NA ARTE CONTEMPORÂNEA. Revista Outras Fronteiras, 8(1), 103–128. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/476